Crenças e atitudes linguísticas no uso dos róticos de professores e professorandos de Jacarezinho - PR

Luiz Antonio Xavier Dias

Resumo


As escolhas fonéticas que são realizadas por um indivíduo em uma comunidade de fala geralmente são rotuladas de forma positiva ou negativa, demonstrada por atitudes linguísticas. Tendo como base a metodologia da Sociolinguística Variacionista, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as crenças e as atitudes de professores e alunos da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho em relação à utilização de róticos em coda silábica. Para tanto, foram entrevistados quatro informantes de Jacarezinho–PR, dois professores e dois alunos e, posteriormente foi realizado o registro, a descrição e a análise das variantes do /r/ em coda silábica. Na sequência, analisamos as respostas dadas por esses informantes a perguntas específicas sobre crenças linguísticas. Por fim, constatamos que a maioria dos entrevistados é fiel a suas origens e não disfarça a variante que produz, todavia, ainda estão recheados de preconceitos e crenças de um falar “melhor” ou “pior”.

Palavras-chave


Crenças e atitudes linguísticas; Variedades linguísticas; Róticos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.4.4.2.90-104

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