Novos Estudos dos Letramentos: novas práticas de leitura e escrita
Resumo
Os Novos Estudos dos Letramentos têm apontado para a heterogeneidade das práticas sociais de leitura, de escrita e o uso da linguagem. Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo geral do trabalho foi despertar nos alunos o interesse em produzir textos usando diversos recursos tecnológicos. A pesquisa foi conduzida em 2011 e fez parte de um projeto anual sobre leitura e escrita com o uso das ferramentas tecnológicas Webquestion, vídeo e blog. Primeiramente, foi aplicado um questionário para diagnosticar a percepção dos alunos em relação à leitura quando aliada às tecnologias. Em seguida, foram realizadas práticas digitais envolvendo diferentes recursos, tais como TV, vídeo, computador com acesso à internet e postagem de textos em um blog. Por fim, aplicou-se um segundo questionário para avaliar as práticas realizadas. Como aporte teórico, fez-se o uso dos Novos Estudos do Letramento e pesquisas sobre o uso de ferramentas tecnológicas na educação. Como resultado deste trabalho, constatou-se que poucos alunos associavam o uso do computador como ferramenta de estudos. Também percebeu-se que os estudantes costumavam participar ativamente das redes sociais, contudo apresentavam algumas dificuldades em tarefas relativamente simples, como o envio de e-mails com anexo, por exemplo. Entretanto, o envolvimento dos alunos com as práticas, a originalidade dos textos produzidos e a mudança de percepção dos estudantes em relação às tecnologias indicam ser possível desenvolver práticas de ensino utilizando os diversos recursos tecnológicos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.4.4.1.164-179
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais