Letramento crítico e multimodal em torno de gêneros publicitários no ensino de língua inglesa
Resumo
O artigo propõe apresentar os resultados da implementação e análise de uma sequência didática baseada no estudo dos gêneros advertisement (campanha publicitária) e subvertisement (paródia-propaganda), desenvolvida com objetivo de observar exemplos de práticas multimodais e contextualizadas nas aulas de língua inglesa. A sequência didática, embasada na metodologia do estudo de gênero (Schneuwly; Dolz; 2004) e também em perspectivas ligadas à análise do discurso (Freitas, 2012; Myers, 1999), foi colocada em prática em 2021, no curso de inglês ministrado no segundo ano do Ensino Médio Técnico do CEFET-MG (Belo Horizonte), trazendo resultados relevantes quanto à prática integrada das quatro habilidades linguísticas e ao desenvolvimento do letramento crítico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BLOMMAERT, J. Discourse. Cambridge: University Press, 2005.
BOURDIEU, P. Language and symbolic power. Oxford: Polity Press, 1991.
CAZDEN et al. A Pedagogy of multiliteracy: designing Social Futures. The new London Group. Harvard Educational Review. Harvard College, v. 66, n. 1, abr/maio. 1996, ISSN 0017-8055.
COOK, G. The Discourse of Advertising. London and New York: Routledge, 1992.
FREITAS, E. S. L. Advertising and discourse analysis. In: ______. The Routledge Handbook of Discourse analysis. (ed.) HANDFORD, J.; GEE, J. P. London: Routledge, 2012.
FOUCAULT, M. The archaeology of knowledge. Harmondsworth: Penguin, 1972.
GRAMSCI, A. A Gramsci reader: selected writings. London: Lawrance & Wishart, 1988.
KRUGER, B. Google Art. Disponível em: https://artsandculture.google.com/entity/m059jlg?hl=pt . Acesso em: 12 de junho de 2024.
MACRURY, I. Advertising and the modulation of narcissism: the case of adultery. In: ______. Buy This Book: Studies in Advertising and Consumption. (ed.) NAVA, A. et al. London: Routledge, 1997, pp. 239–254.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; BEZERRA, M. A (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Editora Parábola, 2018, p. 19-38.
MATTOS, A. M. A. Novos letramentos: perspectivas atuais para o ensino de inglês como língua estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 17, n. 1, p. 102-129, jun. 2014.
MONTEIRO, L.M.T. Multimodalidade na sala de aula de língua inglesa e aquisição lexical. In: HEMAIS, B.J.W (org.). Gêneros discursivos e multimodalidade: desafios, reflexões e propostas no ensino de inglês. São Paulo: Pontes, 2015, p. 171- 189.
MYERS, G. Ad Worlds: Brands, Media, Audiences. London: Arnold, 1999.
Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas tecnologias, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf.Acesso em: 12 de junho de 2024.
Site Adbusters, disponível em: https://www.adbusters.org/spoof-ads. Acesso em: 12 de junho de 2024.
Site sobre metodologias ativas, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21213/como-colocar-em-pratica-a-aprendizagem-baseada-em-projetos. Acesso em 12 de junho de 2024.
Site cartoon, disponível em: https://marketoonist.com/. Acesso em 12 de junho de 2024.
SCHNEWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado Letras, 2004.
TEACHING ENGLISH/LESSON PLANS/TALKING ABOUT ADVERTISEMENT. BBC/ British Council, UK, 31 de agosto de 2022. Disponível em www.teachingenglish.org.uk. Acesso em: 12 de junho de 2024
TOLLEFSON, J. W. Ideology in Second Learning Education. In: HINKEL, E. (ed.). Handbook of Research in Second Teaching and Learning. London: Routledge, 2011.
WALDMAN, N.; NORTON, S. Argument and persuasion: appealing to reason and emotion. In: ______. Canadian content. 3rd ed. Toronto: Harcourt Brace, 1996. p. 308.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Joana Souto Guimarães Araújo

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.