Caracterizando o AUTISMO: metáforas conceptuais elaboradas por pessoas autistas em vídeos no YouTube

Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos, Lorena Maria Pitombeira

Resumo


Mesmo com os avanços dos movimentos sociais de autistas pela defesa da diversidade humana e dos seus direitos, ainda observamos a existência de caracterizações pautadas em crenças, valores e atitudes que impõe um padrão de “normalidade” que os excluem por seu jeito diferente de ser. Este estudo tem como objetivo descrever a categorização de AUTISMO, através das metáforas conceptuais elaboradas por pessoas autistas em seus canais do YouTube. A categorização é uma forma de organização e de estruturação das significações elaboradas ao longo da vida sobre si mesmo e o mundo externo (PELOSI, 2022), formadas gradualmente pelas experiências (LAKOFF; JOHNSON, 1980). As metáforas conceptuais permitem a formação de conceitos complexos e categorias gerais, a partir da corporeidade, por meio das experiências sensório-motoras (LAKOFF, 1987). Os autistas são caracterizados pelo manual médico DSM 5 (APA, 2014) por relativo déficits na comunicação social e comportamentos/interesses restritivos e repetitivos. O estudo utiliza as narrativas de autistas em dois vídeos de domínio público, em dois canais no YouTube, utilizando como procedimento de coleta de dados e de estudo de caso (GIL, 3008) o software AntConc 3.5.9. Como resultados, identificamos a metáfora conceptual AUTISMO É UM ORGANISMO VIVO, que discorre sobre a condição de neurodesenvolvimento e da importância de valorizar o aspecto vivo dos autistas, que possuem suas próprias necessidades e autonomia nas suas ações. Além disso, destaca a possibilidade da morte como forma de ocultamento, vergonha, raiva, temor, evolução e fim da vida (KÖVECSES, 1992), por causa da violência sofrida com a exclusão social.


Palavras-chave


CATEGORIZAÇÃO. METÁFORA CONCEPTUAL. AUTISMO.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-12759

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