Caracterizando o AUTISMO: metáforas conceptuais elaboradas por pessoas autistas em vídeos no YouTube
Resumo
Mesmo com os avanços dos movimentos sociais de autistas pela defesa da diversidade humana e dos seus direitos, ainda observamos a existência de caracterizações pautadas em crenças, valores e atitudes que impõe um padrão de “normalidade” que os excluem por seu jeito diferente de ser. Este estudo tem como objetivo descrever a categorização de AUTISMO, através das metáforas conceptuais elaboradas por pessoas autistas em seus canais do YouTube. A categorização é uma forma de organização e de estruturação das significações elaboradas ao longo da vida sobre si mesmo e o mundo externo (PELOSI, 2022), formadas gradualmente pelas experiências (LAKOFF; JOHNSON, 1980). As metáforas conceptuais permitem a formação de conceitos complexos e categorias gerais, a partir da corporeidade, por meio das experiências sensório-motoras (LAKOFF, 1987). Os autistas são caracterizados pelo manual médico DSM 5 (APA, 2014) por relativo déficits na comunicação social e comportamentos/interesses restritivos e repetitivos. O estudo utiliza as narrativas de autistas em dois vídeos de domínio público, em dois canais no YouTube, utilizando como procedimento de coleta de dados e de estudo de caso (GIL, 3008) o software AntConc 3.5.9. Como resultados, identificamos a metáfora conceptual AUTISMO É UM ORGANISMO VIVO, que discorre sobre a condição de neurodesenvolvimento e da importância de valorizar o aspecto vivo dos autistas, que possuem suas próprias necessidades e autonomia nas suas ações. Além disso, destaca a possibilidade da morte como forma de ocultamento, vergonha, raiva, temor, evolução e fim da vida (KÖVECSES, 1992), por causa da violência sofrida com a exclusão social.
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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-12759
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