O conceito NATUREZA em propagandas sociais: o papel das metáforas e dos frames na construção de sentidos

Ricardo Yamashita Santos, Ilana Souto de Medeiros, Ada Lima Ferreira de Sousa

Resumo


Investigamos, neste trabalho, o modo pelo qual mecanismos cognitivos se inter-relacionam no processo de construção de sentidos em torno do conceito NATUREZA. Para esse fim, expomos brevemente a Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980 [2002]); e centramos nossa discussão nas noções de metáfora situada (VEREZA, 2013, 2016) e de frame (DUQUE, 2015, 2017). No tocante aos aspectos metodológicos, propomos uma pesquisa de natureza qualitativa, posto que pretendemos identificar, por meio de uma determinada amostra, as características de um fenômeno específico – a categorização do conceito NATUREZA, em nosso caso (GIL, 2008); o corpus é composto por três textos multimodais pertencentes à categoria discursiva PROPAGANDA SOCIAL, que, segundo Pinho (1990), contempla campanhas sobre diversas causas sociais – para este artigo, selecionamos campanhas que alertam a população sobre a preservação do meio ambiente; e utilizamos, como ferramenta metodológica, o grafo (SOUZA; DUQUE, 2018), que, em linhas gerais, busca demonstrar as conexões estabelecidas entre mecanismos cognitivos durante o processo de construção de sentidos. Os resultados obtidos pela análise mostram que a metáfora, construída com o auxílio da linguagem verbal e não-verbal, apresenta caráter multimodal. Além disso, os dados apontam, para além da natureza cognitiva, teor discursivo subjacente às metáforas.

Palavras-chave


campanhas e anúncios publicitários; construção de sentidos; metáforas; frames; natureza.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-12738

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