Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop

Marcela Aianne Rebouças, Nayara Nicoly Braga, Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

Resumo


Partindo da premissa de que as mulheres, com o avanço das pautas femininas e a conquista de direitos sociais e políticos, adentraram a esfera pública, criando e falando sobre si mesmas nos mais variados suportes, este artigo ambiciona investigar as produções discursivas femininas na contemporaneidade. Com o intuito de observar a mulher descrevendo a si própria, objetivamos analisar os modos de subjetivação dos sujeitos femininos no discurso midiático por meio de canções do gênero pop internacional. Para tanto, nosso corpus é constituído por duas canções: Ain’t Your Mama, de Jennifer Lopez e positions, de Ariana Grande, que são analisadas à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos e dos estudos feministas, pautados por autoras como bell hooks (2019; 2020), Michelle Perrot (2020), dentre outras, por meio do método arqueogenealógico. Os resultados indicam a predominância de duas representações femininas que circulam na atualidade: uma, alinhada à resistência dos sujeitos femininos aos padrões e, outra, em conformidade aos moldes patriarcais, moralistas e conservadores.


Palavras-chave


Canções; Subjetivação feminina; Contemporaneidade; Resistência.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32698

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