Análise de produções textuais multimodais de divulgação científica das ciências da linguagem

Bruna Oliveira Braz, Vera Lúcia Lopes Cristovão

Resumo


A Divulgação Científica (DC) tem crescido desde o incentivo à educação científica até as necessidades promovidas por acontecimentos como a pandemia. Nas Ciências da Linguagem, essa tendência também pode ser observada. Neste artigo, objetivamos apresentar um modelo didático do gênero roteiro de episódio de conteúdo reaproveitado (repurposed content) para podcast de DC. Tais exemplares foram produzidos por integrantes do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos para seu canal de DC, nomeado “Colmeia Linguística”. Para atingirmos o objetivo proposto, nos fundamentamos teoricamente no Interacionismo Sociodiscursivo ao analisarmos as dimensões contextuais e textuais-discursivas dos roteiros de seis episódios produzidos. Discorremos sobre nossos resultados quanto: i) à definição do gênero; ii) seus parâmetros contextuais; iii) seus conteúdos; iv) sua estrutura global; e v) seus recursos linguageiros recorrentes, discutindo a relação entre características apontadas em outras pesquisas e as nossas produções de DC. As análises evidenciaram que os roteiros dos episódios do “Colmeia Linguística” possuem estrutura narrativa clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão, além de estratégias para chamar a atenção do ouvinte e uso de elementos sonoros e modulações vocais para criar atmosfera e ênfase em certas partes do conteúdo.

Palavras-chave


divulgação científica; ciências da linguagem; produção textuais multimodais; conteúdo reaproveitado; podcast

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-22664

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