Testagem de proficiência em língua inglesa no formato de curso online: uma análise de gênero
Resumo
As análises de gêneros discursivos têm sido desenvolvidas a partir de diferentes aparatos teórico-metodológicos que buscam dar conta dos aspectos linguísticos, sociais e retóricos levantados ao se pensar em gêneros. A Análise Crítica de Gênero (ACG) (MOTTA-ROTH, 2005, 2008a, 2008b; MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2015), por exemplo, é uma perspectiva que propõe uma análise de gêneros fundamentada em três abordagens, a saber, Sociorretórica (BATHIA, 1993; MILLER, 1984; BAZERMAN, 1988; SWALES, 1990; 1998; 2004), Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY & HASAN, 1989; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004; 2014) e Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 1989; 1995; 2010). Nesse sentido, este artigo tem por objetivo reportar a análise que partiu dos pressupostos teórico-metodológicos da ACG para investigar o curso de proficiência em inglês online da Universidade Franciscana (UFN), uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O processo de testagem de proficiência da UFN carece de investigação devido ao fato de que o curso online surgiu recentemente, como resposta às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, que suspendeu diversas atividades presenciais. A partir de metodologias de análise baseadas na ACG, investigamos três aspectos do curso: sua estrutura, os textos-base e as questões que fazem parte do processo de testagem. Os resultados deste estudo não apenas lançam luz a aspectos linguísticos e estruturais de um gênero relativamente novo, como também contribuem para o avanço das análises de gêneros ao partir de uma perspectiva teórico-metodológica que preza por uma abordagem interdisciplinar, detalhada e problematizadora.
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UNIVERSIDADE FRANCISCANA. Proficiência em Língua Estrangeira: Preparação e Certificação em Inglês - EaD - 12ª Edição. 2022.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-22646
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