O fenômeno da oposição em cláusulas coordenadas e subordinadas no ensino de português

Amanda Krüger Cardoso de Freitas, Leosmar Aparecido da Silva, Mirian Santos de Cerqueira

Resumo


O presente artigo aborda o tratamento dado por gramáticos descritivistas, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo livro didático, às orações coordenadas adversativas e às subordinadas concessivas quanto à inter-relação existente entre elas. No que se refere à metodologia, esta pesquisa é do tipo documental, uma vez que toma como corpus de análise o livro didático Aprender e praticar gramática, de Mauro Ferreira, destinado ao ensino médio. Os resultados do estudo mostraram que a BNCC recomenda o trabalho com os efeitos de sentido das orações coordenadas adversativas e das orações adverbiais concessivas, sem tratar necessariamente da relação de sentido entre ambas. Em relação ao livro didático, a pesquisa revelou que a relação não é feita na explicação do conteúdo, mas é feita em uma atividade de forma ainda incipiente. Trabalhos desta natureza podem contribuir para um ensino mais produtivo de língua portuguesa.

Palavras-chave


coordenação; subordinação; oposição; gramática; ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-12600

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