Coesão verbo-imagética: uma proposta de descrição e interpretação de interações multimodais
Resumo
Neste artigo, temos como objetivo apresentar uma proposta de sistema de coesão verbo-imagética e verificar sua produtividade como um aparato descritivo prévio à análise da interação verbo-visual de textos de mídias digitais. A proposta alinha-se aos estudos de multimodalidade em Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), assumindo como unidade de análise o sistema de transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; LAVID; ARÚS; ZAMORANO-MANSILLA, 2012; FUZER; CABRAL, 2014) e visando a fornecer subsídios para a compreensão detalhada das relações estruturais, processuais e instanciais entre elementos verbais e imagéticos com vistas à reconstrução de significado em textos de mídias digitais. A partir da análise de textos oriundos do YouTube e do Instagram, identificamos usos estratégicos de laços coesivos no que diz respeito à argumentação multimodal, ao fluxo informacional, à dinâmica das plataformas, bem como relações com metáforas multimodais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BATEMAN, J. A. Text and image: a critical introduction to the visual/verbal divide. London: Routledge, 2014.
CABRAL, S. R. S. O que é mesmo encaixamento em linguística sistêmico-funcional? EntreLetras, Araguaína, v. 13, n. 1, p. 1-21, 2022. DOI: https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p1-21. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/14526. Acesso em: 3 nov. 2022.
CAVALCANTE, M. M.; MUNIZ-LIMA, I. A construção referencial em compósitos de gêneros na mídia Facebook. Entrepalavras, Fortaleza, v. 11, n. 3, p. 430-450, 2022. DOI: https://doi.org/10.22168/2237-6321-32328. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2328. Acesso em: 9 maio 2022.
FORCEVILLE, C. Metaphor in pictures and multimodal representations. In: GIBBS, R. W. (org.). The Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p. 462-482. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511816802.028. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/abs/cambridge-handbook-of-metaphor-and-thought/metaphor-in-pictures-and-multimodal-representations/CF2A29E498D0BDF1F73B63B82A2D1746. Acesso em: 13 mar. 2019.
FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2014.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Tradição, dinamicidade e estabilidade nas práticas discursivas: um estudo da negociação intersubjetiva na imprensa paulistana. 2011. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-25042012-161141. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-25042012-161141/pt-br.php. Acesso em: 25 mar. 2018.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Argumentação multimodal: múltiplos olhares para um objeto complexo. In: GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; PIRIS, E. L. Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso. Campinas: Editora Pontes, 2021. p. 73-109.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Metáforas multimodais e argumentação prática: discutindo efeitos retóricos e modos de articulação entre modalidades. Revista De Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 801-844, 2020. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.28.2.801-844. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/16451. Acesso em: 5 jun. 2020.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; ISOLA-LANZONI, G. A Terra é plana?: uma análise da articulação entre argumentação epistêmica, multimodalidade e popularização científica no YouTube. Redis: Revista de Estudos do discurso, Porto, v. 8, p. 84-121, 2019. DOI: https://doi.org/10.21747/21833958/red8a4. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/6563. Acesso em: 22 jan. 2020.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; ISOLA-LANZONI, G. Multimodal practical argumentation and behavioral change: an analysis of the “Remember, the Metro is for everyone” campaign. Revista da ABRALIN, [s.l.], v. 20, n. 3, p. 779-807, 2021. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v20i3.1995. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1995. Acesso em: 7 dez. 2021.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; ISOLA-LANZONI, G.; WEISS, W. “Entendeu ou quer que Desenhe?”: Metáforas Multimodais Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa. In: AZEVEDO, I. C. M.; COSTA, R. F. (org.). Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p. 31-56. DOI: https://doi.org/10.5151/9788580394085-02. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/02-21847. Acesso em: 10 jan. 2020.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; MACAGNO, F.; AZEVEDO, I. C. M. Argumentação multimodal: desafios e tendências recentes. Uma introdução ao número especial. Revista da ABRALIN, [s.l.], v. 20, n. 3, p. 722-736, 2021. DOI: https://doi.org/10.25189/rabralin.v20i3.2020. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/2020. Acesso em: 7 dez. 2021.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; ZELIC, H. C. Relacionar-se é investir: ideologia, cognição e metáfora no discurso sobre relacionamento em revistas femininas para o público adolescente. In: NASCIMENTO, L.; MEDEIROS, B. W. L. (org.). Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso: heranças, métodos, objetos. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. p. 64-91.
GROARKE, L. Going Multimodal: What is a Mode of Arguing and Why Does it Matter? Argumentation, [s.l.], v. 29, n. 2, p. 133-155, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s10503-014-9336-0. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10503-014-9336-0. Acesso em: 14 jul. 2022.
HALLIDAY, M. A. K. Introduction to Functional Grammar. 1st ed. London; New York: Routledge, 1985.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. Halliday’s introduction to functional grammar. 4th ed. Milton Park; Abingdon; Oxon: Routledge, 2014.
ISOLA-LANZONI, G. Coesão verbo-imagética: um estudo sistêmico-funcional sobre multimodalidade em mídias digitais. 2020. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. DOI: http://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-07042020-172206. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-07042020-172206/pt-br.php. Acesso em: 5 jun. 2020.
KJELDSEN, J. E. Visual rhetorical argumentation. Semiotica, [s.l.], v. 2018, n. 220, p. 69-94, 2018. DOI: https://doi.org/10.1515/sem-2015-0136. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/sem-2015-0136/html. Acesso em: 20 dez. 2018.
KONG, K. C. C. A taxonomy of the discourse relations between words and visuals. Information Design Journal, [s.l.], v. 14, n. 3, p. 207-230, 2006. DOI: https://doi.org/10.1075/idj.14.3.04kon. Disponível em: https://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/idj.14.3.04kon. Acesso em: 16 abr. 2018.
KÖVECSES, Z. Metaphor: a practical introduction. 2nd ed. New York: Oxford University Press, 2010.
KRESS, G. R.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2nd ed. London: Routledge, 2006.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
LAVID, J.; ARÚS, J.; ZAMORANO-MANSILLA, J. R. Systemic Functional Grammar of Spanish. London: Bloomsbury Publishing, 2012.
MARTIN, J. R; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2005.
MARTINEC, R.; SALWAY, A. A system for image-text relations in new (and old) media. Visual Communication, [s.l.], v. 4, n. 3, p. 337-371, 2005. DOI: https://doi.org/10.1177/1470357205055928. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1470357205055928. Acesso em: 16 abr. 2018.
NININ, M. O. G.; BARBARA, L. Engajamento na perspectiva linguística sistêmico-funcional em trabalhos de conclusão de curso de Letras. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 52, n. 1, p. 127-146, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132013000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/jKYpjsqXVZqzkZmdPcrqbKR/?lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2018.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PÉREZ SOBRINO, P. Multimodal Metaphor and Metonymy in Advertising. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017. v. 2, DOI: https://doi.org/10.1075/ftl.2. Disponível em: https://www.jbe-platform.com/content/books/9789027264671. Acesso em: 28 fev. 2019.
ROYCE, T. D. Intersemiotic Complementarity: A Framework for Multimodal Discourse Analysis. In: ROYCE, T. D.; BOWCHER, W. (org.). New directions in the analysis of multimodal discourse. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. p. 63-109.
ROYCE, T. D. Intersemiotic Complementarity in Print Advertisements. In: KLUG, N-M; STÖCKL, H. (org.). Handbuch Sprache im multimodalen Kontext. [S.l.]: De Gruyter, 2016. p. 348-371. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110296099-016. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/9783110296099-016/html. Acesso em: 4 out. 2018.
SILVA, M. M. P.; ALMEIDA, D. B. L. Linguagem Verbal, Linguagem Verbo-Visual: Reflexões teóricas sobre a perspectiva Sócio-Semiótica da Linguística Sistêmico Funcional. Revista Odisseia, Natal, v. 3, n. 1, p. 36, 2018. DOI: https://doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n1ID12686. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12686. Acesso em: 3 nov. 2022.
STEEN, G. Deliberate Metaphor Theory: Basic assumptions, main tenets, urgent issues. Intercultural Pragmatics, [s.l.], v. 14, n. 1, p. 1-24, 2017. DOI: https://doi.org/10.1515/ip-2017-0001. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/ip-2017-0001/html. Acesso em: 9 set. 2018.
TSERONIS, A. From visual rhetoric to multimodal argumentation: exploring the rhetorical and argumentative relevance of multimodal figures on the covers of The Economist. Visual Communication, [s.l.], v. 20, n. 3, p. 374-396, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/14703572211005498. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/14703572211005498. Acesso em: 4 dez. 2021.
UNSWORTH, L. Image/Text Relations and Intersemiosis: Towards Multimodal Text Desciption for Multiliteracies Education. In: INTERNATIONAL SYSTEMIC FUNCTIONAL CONGRESS, 33., 2006, São Paulo. Proceedings [...]. São Paulo: PUCSP, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/250029489/download. Acesso em: 16 abr. 2018.
VEREZA, S. C. Metáfora e argumentação: uma abordagem cognitivo-discursiva. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 7, n. 3, p. 487-506, 2007.
O NAZISMO é de direita ou de esquerda? || Vogalizando a História. [S.l.: s.n.], 2021. 1 vídeo (13 min). Publicado pelo canal Vogalizando a História. Disponível em: https://youtu.be/gt_ToKUoqIs. Acesso em: 19 ago. 2022.
YOUTUBE. Escola de Criadores do YouTube. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/creators/. Acesso em: 10 jan. 2021.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32555
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Entrepalavras
URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es