Multimodalidade nas práticas sociais de crianças autistas no processo de aquisição da linguagem

Ádelly Kalyne da Silva Oliveira, Renata Fonseca Lima da Fonte

Resumo


A abordagem multimodal torna-se um campo fecundo para desenvolvimento de estudos que englobam a interlocução entre os modos semióticos e as novas configurações nas práticas sociais. Nesse sentido, os gestos, o discurso oral e o olhar são exemplos de elementos expressivos e multimodais. O objetivo deste artigo foi analisar, por meio da multimodalidade, as produções gestuais realizadas por crianças autistas, no processo de aquisição da linguagem, nas práticas sociais. Especificamente, pretendemos descrever os gestos produzidos por crianças autistas em cenas interativas, identificando a relação entre gestos e produção vocal de crianças autistas em contextos diversificados de interação.Assim, consideramos os trabalhos de McNeill (1992, 2002, 2006), Kendon (1988, 2000, 2004), Cavalcante (2012, 2018), Barros e Fonte (2016), Cruz (2018), Fonte e Barros (2019), Fonte e Silva (2019) para fundamentação teórica. A pesquisa é um estudo de natureza qualitativa, tomamos como objeto de análise cenas interativas empreendidas por crianças autistas em interação com diferentes parceiros sociais em um grupo de acolhimento de uma instituição comunitária de ensino. Para transcrição dos dados, utilizamos o software intitulado Eudico Language Annotator. A partir da transcrição, foram realizadas as análises das cenas interativas e observamos também a orquestração de diferentes recursos semióticos no enunciado linguístico das crianças autistas, em especial, a produção de gestos que ocorreram tanto na presença quanto na ausência de produções vocais. Outrossim, as crianças fizeram uso de diferentes dimensões gestuais que contribuíram para o desenvolvimento de práticas sociais significativas.


Palavras-chave


Multimodalidade. Práticas sociais. Autismo.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNER, N.; COOPERRIDER, K.; GOLDIN-MEADOW, S. Gesture for linguists: a handy primer. Language and Linguistics Compass, [s. l.], v. 9, n. 11, p. 437-451, 2015. DOI: 10.1111/lnc3.12168. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4721265/. Acesso em: 28 ago. 2022.

ALMEIDA, A. T. M. de C. B. de; CAVALCANTE, M. C. B. A multimodalidade como via de análise: contribuições para pesquisas em aquisição de linguagem. Letrônica, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 526-537, jul./dez. 2017.

ANDRADE, C. K. de S. Linguagem e autismo: a multimodalidade no contexto escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

ANDRADE, C. K. de S.; FARIA, E. M. B. de. A interação no transtorno do espectro autista: a multimodalidade enquanto forma alternativa de comunicação. Revista Prolíngua, [João Pessoa], v. 12, n. 1, p. 60-74, mar./ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/36632/18574. Acesso em: 20 mar. 2021.

ANDRADE, C. K. de S.; FARIA, E. M. B. de; COSTA FILHO, J. M. S. da. Atenção conjunta e multimodalidade na criança autista: um estudo de caso. In: ÁVILA-NÓBREGA, P. V. (org.). Nuances da linguagem em uso. Campina Grande: EDUEPB, 2018. p. 135-157. E-book (338 p.). (Coleção Linguagens em Uso, v. 1).

ÁVILA-NÓBREGA, P. V. Referenciação multimodal no engajamento conjunto entre crianças com síndrome de down e terapeutas. In: ÁVILA-NÓBREGA, P. V. (org.). Nuances da linguagem em uso. Campina Grande: EDUEPB, 2018. p. 101-133. E-book (338 p.). (Coleção Linguagens em Uso, v. 1).

ÁVILA-NÓBREGA, P. V.; CAVALCANTE, M. C. B. Crianças com síndrome de down: referenciação e multimodalidade em contexto lúdico. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 4, p. 727-746, out./dez. 2018.

BARROS, A. T. M. de C. Fala inicial e prosódia: do balbucio aos blocos de enunciados. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

BARROS, I. B. do R.; FONTE, R. F. L. da. Estereotipias motoras e linguagem: aspectos multimodais da negação no autismo. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 745-763, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-639820169895. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/9TbpRpGMG4sqDSSbFXDTKFF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 ago. 2022.

BARROS, I. B. do R.; FONTE, R. F. L. da; SOUZA, A. F. R. de. Ecolalia e gestos no autismo: reflexões em torno da metáfora enunciativa. Forma y Función, Bogotá, v. 33, n. 1, p. 173-189, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.15446/fyf.v33n1.84184. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338563696_Ecolalia_e_gestos_no_autismo_reflexoes_em_torno_da_metafora_enunciativa. Acesso em: 26 ago. 2022.

BRUNER, J. S. The ontogenesis of speech acts. Journal of Child Language, Cambridge, v. 2, n. 1, p. 1-19, 1975. DOI: 10.1017/S0305000900000866. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-child-language/article/abs/ontogenesis-of-speech-acts/6B799313627B3765BC82A7A336290CB2. Acesso em: 29 ago. 2022.

BUTCHER, C.; GOLDIN-MEADOW, S. Gesture and the transition from one- to two-word speech: when hand and mouth come together. In: MCNEILL, D. (ed.). Language and gesture. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 235-257.

CAVALCANTE, M. C. B. A natureza do gesto de apontar em aquisição da linguagem: um estudo exploratório. In: CAVALCANTE, M. C. B. (org.). Multimodalidade em aquisição da linguagem. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010. p. 9-40.

CAVALCANTE, M. C. B. Hologestos: produções linguísticas numa perspectiva multimodal. Revista de Letras, [Ceará], v. 1, n. 31, p. 9-16, jan./dez. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1057/1021. Acesso em: 26 ago. 2022.

CAVALCANTE, M. C. B. Contribuições dos estudos gestuais para as pesquisas em aquisição da linguagem. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 21, n. esp., p. 5-35, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/viewFile/15199/9377. Acesso em: 26 ago. 2022.

CRUZ, F. M. da. Elementos para uma análise multimodal da interação: um exemplo de correlação linguístico-gestual no autismo. In: GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. et al. (org.). Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais. São Paulo: Editora Paulistana, 2017. p. 158-179. Disponível em: http://eped.fflch.usp.br/sites/eped.fflch.usp.br/files/Texto%20discurso%20e%20multimodalidade%20-%20VIII%20EPED%20-%202017.pdf. Acesso em: 26 ago. 2022.

CRUZ, F. M. da. Documentação multimodal de interações com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: corpo, língua e mundo material. Calidoscópio, v. 16, n. 2, p. 179-193, maio/ago. 2018. DOI: 10.4013/cld.2018.162.01. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328752666_Documentacao_multimodal_de_interacoes_com_criancas_com_Transtorno_do_Espectro_do_Autismo_corpo_lingua_e_mundo_material. Acesso em: 26 ago. 2022.

CRUZ, F. M. da; COTS, C. P. As contribuições de uma análise sociointeracional dos recursos corporais e verbais para a compreensão das formas de interagir de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Caletroscópio, [Ouro Preto], v. 8, n. especial 2, p. 81-102, 2020.

DEL RÉ, A. (org.). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

DIONÍSIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. (org.). Fala e escrita. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 177-196. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf. Acesso em: 26 ago. 2022.

FONTE, R. F. L. da. et al. A matriz gesto-fala na aquisição da linguagem: algumas reflexões. In: BARROS, I. B. do R. et al. (org.). Aquisição, desvios e práticas de linguagem. Curitiba: Editora CRV, 2014. p. 11-26.

FONTE, R. F. L. da; CAVALCANTE, M. C. B. Abordagem multimodal da linguagem: contribuições à clínica fonoaudiológica. In: MONTENEGRO, A. C. de A.; BARROS, I. B. do R.; AZEVEDO, N. P. da S. G. de. (org.). Fonoaudiologia e linguística: teoria e prática. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016. p. 205-225.

FONTE, R. F. L. da; CAVALCANTE, M. C. B. Gestos dêiticos e atenção conjunta nas especificidades do autismo: uma abordagem multimodal. In: ÁVILA-NÓBREGA, P. V. (org.). Nuances da linguagem em uso. Campina Grande: EDUEPB, 2018. p. 259-299. E-book (338 p.). (Coleção Linguagens em Uso, v. 1).

FONTE, R. F. L. da; BARROS, I. B. do R. Estereotipias motoras no funcionamento multimodal da linguagem: discussões no campo do autismo. Estudos da Língua(gem), Vitória da Conquista, v. 17, n. 1, p. 127-140, jan./mar. 2019. DOI: http://doi.org/10.22481/el.v17i1.5318. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5318. Acesso em: 26 ago. 2022.

FONTE, R. F. L. da; SILVA, K. V. N. da. Multimodalidade na linguagem de crianças autistas: o “não” em suas diversas manifestações. Revista Prolíngua, [Paraíba], v. 14, n. 2, p. 250-262, ago./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/48829/30258. Acesso em: 26 ago. 2022.

GOLDIN-MEADOW, S. How gesture promotes learning throughout childhood. Child Development Perspectives, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 106–111, 2009. DOI: 10.1111/j.1750-8606.2009.00088.x. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2835356/. Acesso em: 29 ago. 2022.

GOLDIN-MEADOW, S. Gesture as a window onto communicative abilities: implications for diagnosis and intervention. Perspectives on Language Learning and Education, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 50-60, 2015. DOI: 10.1044/lle22.2.50. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4564136/. Acesso em: 29 ago. 2022.

IVERSON, J. M.; GOLDIN-MEADOW, S. Gesture paves the way for language development. Psychological Science, [s. l.], v. 16, n. 5, p. 367-371, 2005.

KANNER, L. Autistic disturbances of affective contact. Nervous Child, [s. l.], v. 2, p. 217-250, 1943.

KENDON, A. Gesticulation and speech: two aspects of the process of utterance. In: KEY, M. R. (ed.). The relationship of verbal and nonverbal communication. The Hague: Mouton, 1980. p. 207-227.

KENDON, A. How gestures can become like words. In: POYATOS, F. (ed.). Cross-cultural perspectives in nonverbal communication. Toronto: C. J. Hogrefe, 1988. p. 131-141.

KENDON, A. Language and gesture: unity or duality? In: MCNEILL, D. (ed.). Language and gesture. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 47-63. Disponível em: https://xyuan.myweb.cs.uwindsor.ca/references/LanguageGesture00.pdf. Acesso em: 26 ago. 2022.

KENDON, A. Gesture: visible action as utterance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

KENDON, A. Reflections on the “gesture-first” hypothesis of language origins. Psychonomic Bulletin & Review, [s. l.], v. 24, n. 1, p. 163-170, 2017. DOI: 10.3758/s13423-016-1117-3. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5325861/. Acesso em: 26 ago. 2022.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

LEMOS, C. T. G. de. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 42, p. 41-69, jan./jun. 2002a. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v42i0.8637140. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637140. Acesso em: 21 nov. 2022.

LEMOS, C. T. G. de. Sobre fragmentos e holófrases. In: COLÓQUIO DO LEPSI IP/FE-USP, 3., 2002, São Paulo. Anais do III Colóquio do LEPSI. São Paulo: USP, 2002b. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000032001000300005&script=sci_arttext. Acesso em: 17 nov. 2022.

MCNEILL, D. So you think gestures are nonverbal? Psychological Review, [Washington, DC], v. 92, n. 3, p. 350-371, 1985. DOI: 10.1037/0033-295X.92.3.350. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/229068226_So_You_Think_Gestures_are_Nonverbal. Acesso em: 29 ago. 2022.

MCNEILL, D. Hand and mind: what gestures reveal about thought. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

MCNEILL, D. Introduction. In: MCNEILL, D. (ed.). Language and gesture. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 1-10.

MCNEILL, D. Gesture and language dialectic. Acta Linguistica Hafniensia, [s. l.], v. 34, n. 1, p. 7-37, 2002.

MCNEILL, D. Gesture: a psycholinguistic approach. In: The Encyclopedia of Language and Linguistics. Elsevier, 2006. p. 1-15. Disponível em: https://mcneilllab.uchicago.edu/pdfs/gesture.a_psycholinguistic_approach.cambridge.encyclop.pdf. Acesso em: 26 ago. 2022.

MONDADA, L. Challenges of multimodality: language and the body in social interaction. Journal of Sociolinguistics, v. 20, n. 3, p. 336-366, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/josl.1_12177. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/josl.1_12177. Acesso em: 18 nov. 2022.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROWE, M. L.; GOLDIN-MEADON, S. Early gesture selectively predicts later language learning. Developmental Science, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 182–187, 2009. DOI: 10.1111/j.1467-7687.2008.00764.x. Disponível em: ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2677374/pdf/nihms89526.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.

SCARPA, E. M. O lugar da holófrase nos estudos de aquisição da linguagem. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n. 2, p. 187-200, jul./dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637211/4933. Acesso em: 28 ago. 2022.

TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Tradução de Claudia Berliner. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32552

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es

Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.