Multimodalidade e contexto: problemas, assunções e hipóteses

Theodoro C. Farhat

Resumo


Tomando como base a orientação paradigmática e sociossemiótica oferecida pela Teoria Sistêmico-Funcional, este artigo explora a seguinte questão: assumindo uma relação de constituição mútua entre texto e contexto de situação, como isso se dá nos artefatos multimodais? Por exemplo, uma imagem pode realizar os mesmos elementos culturais que um enunciado verbal (e vice-versa)? Para sugerir algumas vias de resposta, examinaremos como as dimensões globais de estratificação, instanciação e metafunção podem explicitar os elementos que estão em jogo quando se enquadram as relações entre linguagem e contexto, assim como as consequências de tais teorizações para a compreensão da multimodalidade como fenômeno sociossemiótico. A isso se segue uma ilustração analítica e, enfim, apresentamos considerações finais sobre questões de que pesquisas futuras podem se ocupar.


Palavras-chave


Estratificação. Realização. Parâmetro contextual.

Texto completo:

PDF

Referências


BATEMAN, J. A.; WILDFEUER, J.; HIIPPALA, T. Multimodality – Foundations, Research and Analysis: A Problem-Oriented Introduction. Berlim: Walter de Gruyter, 2017.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BOWCHER, W. L. Material action as choice in field. In: FONTAINE, L.; BARTLETT, T.; O’GRADY, G. (eds.). Systemic Functional Linguistics: Exploring Choice. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. p. 318–341.

BOWCHER, W. L. Issues for Developing Unified Systems for Contextual Field and Mode. Functions of Language, v. 21, n. 2, p. 176–209, 2014.

BROWN, P.; LEVINSON, S. C. Politeness: Some universals in language usage. New York: Cambridge University Press, 1987.

FARHAT, T. C.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Análise multimodal: noções e procedimentos fundamentais. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 61, p. 435-454, 2022.

FARHAT, T. C.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Entre o falar e o fazer: AÇÃO VERBAL e AÇÃO MATERIAL como parâmetros contextuais. Submetido para publicação.

FIGUEREDO, G. P. Introdução ao perfil metafuncional do português brasileiro: contribuições para os estudos multilíngues. 2011. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

FORCEVILLE, C. Visual and Multimodal Communication: Applying the Relevance Principle. Oxford: Oxford University Press, 2020.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

HALL, E. T. The Hidden Dimension. New York: Doubleday, 1966.

HALLIDAY, M. A. K. Learning how to mean: Explorations in the Development of Language. London: Edward Arnold, 1975.

HALLIDAY, M. A. K. Modes of meaning and modes of expression: types of grammatical structure and their determination by different semantic functions. In: ALLERTON, D. J.; CARNEY, E.; HOLDCROFT, D. (eds). Function and context in linguistic analysis: a Festschrift for William Haas. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. p. 57–79

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to Functional Grammar. 4a ed. New York/London: Routledge, 2014.

HASAN, R. Speaking with reference to context. In: GHADESSY, M. (ed.) Text and Context in Functional Linguistics. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 219-328.

HASAN, R. The place of context in a systemic functional model. In: HALLIDAY, M. A. K.; WEBSTER, J. (eds.) Continuum Companion to Systemic Functional Linguistics. London: Continuum International, 2009. p. 166-189.

HASAN, R. Towards a paradigmatic description of context: systems, metafunctions, and semantics. Functional Linguistics, v. 1, n. 1, p. 1-54, 2014.

HASAN, R. Tenor: Rethinking interactant relations. Language, Context and Text, v. 2, n. 2, p. 213–333, 2020.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Adding Sense: Context and Interest in a Grammar of Multimodal Meaning. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Oxon: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2a ed. London/New York: Routledge, 2006.

MARTIN, J. R. English Text: System and Structure. Philadelphia: John Benjamins, 1992.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with Discourse: Meaning beyond the clause. 2a ed. Continuum: London, 2007.

MATTHIESSEN, C. M. I. M. Multisemiosis and context-based register typology: Registerial variation in the complementarity of semiotic systems. In: VENTOLA, E.; GUIJARRO, A. J. M. (eds.). The World Told and the World Shown: Multisemiotic Issues. Palgrave Macmillan, London, 2009. p. 11-38.

MATTHIESSEN, C. M. I. M. Modelling context and register: The long-term project of registerial cartography. Letras, v. 25, n. 50, p. 15-90, 2015.

NASCIMENTO, R.; BEZERRA, F.; HEBERLE, V. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, v. 14, n. 2, p. 529-552, jul./dez. 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32536

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es

Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.