O local-global no rap maringaense: uma leitura multimodal de “Resquícios Poéticos Renováveis” e “Obrigado” de Marinheiro
Resumo
Discute-se como a natureza multimodal do rap constrói representações das culturas local e global (ANJOS, 2005), conferindo identidade ao sujeito rapper em Maringá (PR), a partir da análise interpretativa de “Resquícios Poéticos Renováveis” (2016) e “Obrigado” (2018), de Ivan Marinheiro. Atenta-se às linguagens verbal, musical e imagética dos videoclipes, dialogando com as áreas da multimodalidade (JENKINS, 2008; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), movimento Hip-Hop (GESSA, 2010; SOUZA; FIALHO; ARALDI, 2005) e estudos de identidade (BAUMAN, 2005; HALL, 2006). Constata-se que as vestimentas e performances do rapper, as referências musicais apresentadas e os efeitos sonoros localizam a produção na cultura global do rap, enquanto os cenários de gravação dos videoclipes, as escolhas relacionadas à oralidade e às temáticas abordadas pelos poemas representam a cultura local de Maringá.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANJOS, M. dos. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BAUMAN, Z. Identidade: Entrevista a Bedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. Trad. Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
GESSA, M. Ritmo e Poesia em Performance: uma análise das interações entre letra e música no rap dos Racionais MC’s. In: I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais. Londrina: EDUEL, 2010.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. Ed. London and New York: Routledge, 2006.
MARINHEIRO, I. Resquícios Poéticos Renováveis. Londrina: Ichiban Records, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=57CouxZeu7g. Acesso em: 5 jan. 2019.
MARINHEIRO, I. Entrevista concedida a Érica Alessandra Paiva Rosa para a pesquisa de iniciação científica – A cena do Hip Hop em Maringá e região metropolitana: poesia, música, dança e pintura. Maringá: UEM, nov. 2017.
MARINHEIRO, I. Obrigado. Londrina: Ichiban Records, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJFo-f3xf1U. Acesso em: 10 jan. 2019.
RIGHI, V. J. RAP: Ritmo e poesia. Construção identitária do negro no imaginário do RAP brasileiro. 2011. (Doutorado em Letras) – Universidade de Brasília, Université Européenne de BretagneRennes, Brasília, Rennes (França), 2011.
RODRIGUES, A. L. A pobreza mora ao lado: segregação socioespacial na região metropolitana de Maringá. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
SILVA, J. J. da. A Catedral de Maringá: a imagem de um modelo de cidade. Espaço Acadêmico, Maringá, n. 121, p. 51-59, jun. 2011.
SOARES, T. A Estética do videoclipe. João Pessoa: UFPB, 2013.
SOUZA, J.; FIALHO, V.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2005.
VERNALLIS, C. Experiencing Music Video: Aesthetics and Cultural Context. New York: Columbia University Press, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32529
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Entrepalavras
URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es