Sobrevoando a Amazônia: a construção verbo-imagética do Brasil em três jogos shmup
Resumo
Neste artigo, pretende-se analisar a construção verbo-imagética do Brasil nos jogos Sonic Wings 2, Sonic Wings Special e Strikers 1945 II, todos do subgênero shmup, primariamente pelo quadro teórico da semiótica social (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005), notadamente as proposições presentes na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2021), acrescidas das contribuições da Análise Crítica do Discurso (VAN LEEUWEN, 2008; MACHIN; MAYR, 2012) e da teoria das cores (RHYNE, 2017). O estudo das escolhas semióticas – em especial as cores, na análise imagética, e os recursos lexicais, na análise verbal – presentes nos estágios brasileiros, visa investigar como os recursos multimodais são mobilizados para construir textos ideologicamente ancorados em uma tradição representacional do Brasil, ou o que se pode intitular brasilidade: imagens e discursos estereotipicamente associados ao Brasil, cuja presença ainda se detecta em jogos produzidos atualmente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AARSETH, E. J. Cybertext: perspectives on Ergodic Literature. Maryland: John Hopkins, 1997.
ADOBE. 2019. Understanding black and white as colors. Adobe. Disponível em: https://www.adobe.com/creativecloud/design/discover/is-black-a-color.html#:~:text=Some%20consider%20white%20to%20be,They%20augment%20colors. Acesso em: 10 de nov. de 2022.
BERNARDON, B.; VALSECCHI, J. First record of the Andean Flamingo in the Brazilian Amazon. Revista Brasileira de Ornitologia. v. 22, n. 3, p. 285-287, 2014.
BURROUGHS, E. R. Tarzan of the Apes. Chicago: A. C. McClurg, 1912.
CATALANO, T.; WAUGH, L. R. Critical discourse analysis, critical discourse studies and beyond. Cham, Suíça: Springer International Publishing, 2020.
FURTADO, H. L. et al. Análise da Produção Científica sobre Jogos Eletrônicos. LICERE, v. 22, n. 4, p. 260–284, 2019. DOI: 10.35699/1981-3171.2019.16268.
HALL, S. The Spectacle of the Other. In: _____. (Ed.). Representation: Cultural representations and signifying practices. London: SAGE, 1997, p. 223-291.
HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. Londres: Edward Arnold, 1985.
HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. Nova Iorque: Cornell University Press, 1988.
JAKOBSON, R.; HALLE, M. Fundamentals of Language. Mouton: The Hague, 1956.
JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing Multimodality. Nova Iorque: Routledge, 2016.
JUUL, J. Half-Real: videogames entre regras reais e mundos ficcionais. Trad. Alan Richard da Luz. São Paulo: Blucher, 2019.
KEMP, S. Digital 2022: Global Overview Report. Datareportal. Singapura, 26 de jan. 2022. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2022-global-overview-report. Acesso em: 10 de nov. de 2022.
KENNEDY, M.; KOPP, S. Understanding map projections. Redlands, California: Esri, 2000.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. Londres: Arnold, 2001.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2 ed. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 3 ed. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2021.
MACDONALD, G. A.; ABBOTT, A. Volcanoes in the sea: the geology of Hawaii. 2 ed. Honolulu: University of Hawaii Press, 1983.
MACHIN, D.; MAYR, A. How to do Critical Discourse Analysis: A multimodal introduction. Los Angeles, Londres, Nova Delhi: Sage Publications, 2012.
MACHIN, D. Introduction to multimodal analysis. Londres: Hodder Arnold, 2007.
MATUMOTO, A. de O. A construção brasilidade em Street Fighter II: uma perspectiva sociossemiótica. In: GONÇALVES-SEGUNDO et al. (Orgs). Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas. São Paulo: FFLCH/USP, 2022, p. 109-133. DOI: https://doi.org/10.11606/9788575064429.
MATUMOTO, A. de O.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Análise visual de jogos bidimensionais: uma abordagem por meio da semiótica social. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, 2022a. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39398.
MATUMOTO, A. de O.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Uma proposta sociossemiótica para a Análise visual de jogos bidimensionais: discutindo a construção de significado em Ducktales. EntreLetras, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 344–369, 2022b. DOI: https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p344-369.
MÄYRÄ, F. An Introduction to Game Studies: Games in Culture. Londres: SAGE Publications, 2008.
MITLIN, D.; SATTERTHWAITE, D. Urban poverty in the global south: scale and nature. Routledge, 2012.
MURRAY, J. H. Hamlet on the Holodeck: the Future of Narrative in Cyberspace. Cambridge: MIT Press, 1998.
PHOENIX. Sonic Wings Special PlayStation’s user manual. Nuenen, Holanda: Phoenix. 2003.
RHYNE, T-M. Applying Color Theory to Digital Media and Visualization. Boca Raton. CRC Press, 2017.
SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Regras do jogo: fundamentos do Design de Jogos, Volume 1. Trad. Edson Furmankiewicz. São Paulo: Blucher, 2012.
SHERMAN, E. Why does ‘Yellow Filter’ keep popping up in American movies? Matador Network. 27 de abr. de 2020. Disponível em: https://matadornetwork.com/read/yellow-filter-american-movies/. Acesso em: 10 de nov. de 2022.
SOUZA, F. A. de. “The world could always use more heroes”: a social semiotic analysis of The Game Overwatch. 2021. 295f. Tese (Doutorado em inglês: Estudos Linguísticos e Literários) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2021.
THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. 3 ed. Nova Iorque: Routledge, 2014.
VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. Londres: Routledge, 2005.
VAN LEEUWEN, T. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis. Oxford: Oxford University Press, 2008.
WELLS, H. G. The War of the Worlds. Nova Iorque: Harper, 1898.
WOLF, Mark J. P. Encyclopedia of video games: the culture, technology, and art of gaming. 2 ed. California: Greenwood, 2021.
Ludografia e filmografia:
CAPCOM. Street Fighter II: the World Warriors. Osaka, Japão: Capcom Co., Ltd., 1991.
CAPCOM. Darkstalkers: the night warriors. Osaka, Japão: Capcom Co., Ltd., 1994.
CREATURE from the Black Lagoon. Direção de Jack Arnold. Florida: Universal Pictures, 1954, 1 DVD (79 min.).
DICE. Battlefield V. Estocolmo, Suécia: Electronic Arts, 2018.
PSIKYO. Strikers 1945 II. Quioto, Japão: Psikyo, 1997.
PSIKYO. Strikers 1945 III. Quioto, Japão: Psikyo, 1999.
PSIKYO. Strikers 1945. Quioto, Japão: Psikyo, 1995.
STUDIO MDHR. Cuphead. Oakville, Canadá: Studio MDHR, 2017.
Video System. Aero Fighters 2 (Sonic Wings 2). Quioto, Japão: SNK, 1994.
Video System. Sonic Wings Special. Quioto, Japão: Media Quest/Phoenix, 1996.
Video System. Sonic Wings Limited. Quioto, Japão: Media Quest/Phoenix, 1997.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32512
Apontamentos
- Não há apontamentos.
URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es