Sobrevoando a Amazônia: a construção verbo-imagética do Brasil em três jogos shmup

André de Oliveira Matumoto

Resumo


Neste artigo, pretende-se analisar a construção verbo-imagética do Brasil nos jogos Sonic Wings 2, Sonic Wings Special e Strikers 1945 II, todos do subgênero shmup, primariamente pelo quadro teórico da semiótica social (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005), notadamente as proposições presentes na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2021), acrescidas das contribuições da Análise Crítica do Discurso (VAN LEEUWEN, 2008; MACHIN; MAYR, 2012) e da teoria das cores (RHYNE, 2017). O estudo das escolhas semióticas – em especial as cores, na análise imagética, e os recursos lexicais, na análise verbal – presentes nos estágios brasileiros, visa investigar como os recursos multimodais são mobilizados para construir textos ideologicamente ancorados em uma tradição representacional do Brasil, ou o que se pode intitular brasilidade: imagens e discursos estereotipicamente associados ao Brasil, cuja presença ainda se detecta em jogos produzidos atualmente.


Palavras-chave


Semiótica social. Gramática do design visual. Videogames. Shmup. Brasilidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32512

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