Formação de professores em ambiente on-line: o letramento crítico nas aulas de língua portuguesa

Gustavo Santos de Macedo, Albina Pereira de Pinho

Resumo


Este trabalho analisa como acontecem as práticas de escuta/fala e leitura/escrita na óptica de docentes de Língua Portuguesa, mediante ações de formação de professores da Educação Básica em contexto de pandemia, sob a perspectiva do Letramento Crítico. A pesquisa filia-se aos estudos qualitativos em Linguística Aplicada, no que se refere a pesquisa-formação, sob o prisma da análise interpretativista. Com base nos pressupostos teóricos de Monte Mór (2013), Street (2014), Sardinha (2018) e Alencar (2021), o corpus de análise agrega os dados produzidos por meio de observação participante e pelos excertos de materiais produzidos pelos professores-pesquisadores do projeto de pesquisa intitulado “Formação Crítica de Professores de Linguagem em Ambientes On-line”. Reconhece-se, nesse sentido, a necessidade, cada vez mais latente, de uma prática, em sala de aula, contextualizada aos princípios epistemológicos da formação crítica dos sujeitos para atuação e transformação social.


Palavras-chave


Formação docente. Letramento Crítico. Educação Básica.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32498

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