“Isso não é Tumblr”: posturas críticas de internautas sobre um vídeo-tutorial no YouTube

Adson Luan Duarte Vilasboas Seba, Bárbara Cristina Gallardo

Resumo


O posicionamento dos usuários por meio da língua(gem) nos espaços on-line é um ato constitutivo das redes sociais e tem sido tema de investigação no campo da linguagem, devido às pistas que sinalizam o funcionamento da sociedade contemporânea. Deste modo, o presente artigo tem o objetivo de investigar o posicionamento de uma produsuária e dos visualizadores de seu vídeo no YouTube que ensina a criar fotos Tumblr, bem como os efeitos de sentido produzidos por este vídeo. Por meio de observação participante, característica da etnografia virtual (HINE, 2000), realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. A base teórica está fundamentada em pesquisas que discorrem sobre práticas sociais e de linguagem nos espaços on-line, dentre elas, as de Barton e Lee (2015), boyd (2014) e Coscarelli (2016); e sobre a teoria do posicionamento, a partir de Davies e Harré (1990). A análise dos dados indicou uma tensão entre posicionamentos vigilantes de uma norma versus posicionamentos que reformularam os sentidos impressos no vídeo e fotos postados no YouTube, instruindo usos para o Tumblr. Os resultados apontam que a ideia de liberdade no meio on-line enfrenta resistência, condicionada a prescrições, mas, ao mesmo tempo, oferece caminhos alternativos para a representação do eu nos espaços digitais.


Palavras-chave


Linguagem. Identidade. Estilo Tumblr. YouTube.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução de Milton C. Mota. 1ª. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2015. 270p.

BOLANDER, B.; LOCHER, M. A. Beyond the online offline distinction: entry points to digital discourses. Discourse, Context & Media. v. 35, 2020. https://doi.org/10.1016/j.dcm.2020.100383. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2211695820300167. Acesso em: 12 mai. 2020.

BOYD, d. It’s complicated: the social lives of networked teens. New Haven and London: Yale University Press, 2014. 296p.

BOYD, d. Why youth (heart) social network sites: the role of networked publics in teenage social life. In: BUCKINGHAM, D. (Ed.). MacArthur Foundation Series on Digital Learning: youth, identity, and digital media volume. Cambridge, MA: MIT Press, 2007, p. 119-142.

BRUNS, A. The future is user-led: the path towards widespread produsage. Fibreculture Journal, v. 11, 2008. Disponível em: http://journal.fibreculture.org/ Acesso em: 08 jul. 2019.

COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. 1ª. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 192p.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. 795p.

DAVIES, B.; HARRÉ, R. Positioning: The discursive production of selves. Journal for the Theory of Social Behaviour, v. 20, n. 1, p. 43–63, 1990.

DAVIES, B.; HARRÉ, R. Positioning and personhood. In: HARRÉ, R.; VAN LANGENHOVE, L. (Eds.). Positioning theory. Oxford: Wiley-Blackwell, 1999, p. 32–52.

DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e letramento. In: KARWOSKI, A. M. GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006, p. 137-151.

FABRÍCIO, B. F.; MOITA LOPES, L. P. Discursos e vertigens: identidades em xeque em narrativas contemporâneas. Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 6, n. 02, p. 11-29, 2002.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. 2nd. ed. London: Longman, 2001. 274p.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª. ed. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405p.

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. 239p.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3rd. ed. London: Hodder Arnold, 2004. 700p.

HARRÉ, R. Positioning theory: Moral dimensions of social-cultural psychology. In: VALSINER, J. (Ed.). The Oxford handbook of culture and psychology. New York: Oxford University, 2012, p. 191–206.

HARRÉ, R.; SLOCUM, N. Disputes as complex social events: On the uses of positioning theory. In: HARRÉ, R.; MOGHADDAM, F. (Eds.). The self and others: positioning individuals and groups in personal, political, and cultural contexts. London: Praeger, 2003, p. 123-136.

HINE, C. Virtual Ethnography. London: SAGE Publications, 2000. 192p.

IEDEMA, R. Multimodality, resemiotization: extending the analysis of discourse as multi-semiotic practice. Visual communication, v. 2, n. 1, p. 29-57, 2003.

JENKINS, H. Cultura de convergência. Tradução de Susana L. de Alexandria. 2ª ed. São Paulo, Aleph, 2009. 428p.

JONES, R. H. The problem of context in computer mediated communication. In: LEVINE, P.; SCOLLON, R. (Eds.). Discourse and Technology: multimodal discourse analysis. Washington, D.C.: Georgetown University Press, 2004, p. 20-33.

KAYI-AYDAR, H. Positioning theory in Applied Linguistics: research design and applications. Cham, SIW: Palgrave Macmillan, 2019. 214p.

LANGENHOVE, V.; HARRÉ, R. Introducing Positioning theory. In: HARRÉ, R.; LANGENHOVE, L. V. (Eds.). Positioning theory. Oxford: Blackwell, 1999, p. 14-31.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “the New” in new literacies. In: KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. (Eds.). A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007, p. 01-24.

LEANDER, K. M.; MCKIM, K. Tracing the everyday ‘sitings’ of adolescents on the internet. Education, communication and information, v. 3, n. 1, p. 11-30, 2003.

MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 31-55.

MARTINS, E., C.; SANTOS, G. L. O desenvolvimento da capacidade de argumentação em mídias sociais digitais: o uso pedagógico do WhatsApp. ETD: Educação Temática Digital. Campinas, SP, v. 20, n.1, p. 137-152, 2018.

MINGO, M. O que é estilo Tumblr? Tudo sobre essa tendência da internet. Superela, 14 nov. 2017. Disponível em: https://superela.com/o-que-e-estilo-tumblr-tudo-sobre-essa-tendencia-da-internet/ Acesso em: 18 abr. 2019.

O’REILLY, T. What is Web 2.0: designing patterns and business models for the next generation of softwares. In: O’Reilly, T. Spreading the knowledge of innovators, 2005. Disponível em: http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html. Acesso em: 07 abr. 2019.

ORGAD, S. How can researchers make sense of the issues involved in collecting and interpreting online and offline data? In: MARKHAM, A; BAYM N. (Eds.). Internet Inquiry: Conversations about Methods. Thousand Oaks, California: Sage, 2009, p. 33-53.

SLOCUM, N.; LANGENHOVE, V. Integration speak: Introducing positioning theory in regional integration studies. In: HARRÉ, R.; MOGHADDAM, F. (Eds.). The self and others: Positioning individuals and groups in personal, political, and cultural contexts. London: Praeger, 2003, p. 219–235.

ZACHARIAS, V. R. C. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C. V (Org.). Tecnologias para aprender. 1ª. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 15-26.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32313

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.