O universo das fanfictions: quando o autor se torna leitor-corretor/revisor
Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa de doutorado em andamento. Para tanto nos filiamos teoricamente à Análise de Discurso Materialista, desenvolvida por Pêcheux, na França, e por Eni Orlandi, no Brasil. Desse modo, procuramos compreender, nas próximas páginas de nosso trabalho, como o autor de fanfiction (ficwriter) se coloca na posição de leitor-revisor, para isso, analisamos recortes discursivos (RD) do site brasileiro Nyah!Fanfiction, no qual nos é apresentado o sujeito beta-reader. O beta-reader, ou leitor-beta, é aquele que se apresenta no site como um leitor que faz as correções/revisões gramaticais, de enredo, personagens etc. e se coloca como essencial para o bom funcionamento da escrita de fã-fanfiction.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
INDURSKY, Freda. Da Heterogeneidade do Discurso à Heterogeneidade do Texto e Suas Implicações no Processo da Leitura. In: ERNEST-PEREIRA, Aracy; FUNK, Susana Borneó (orgs.). A Leitura e a Escrita como práticas Discursivas. Pelotas: Educat, 2001.
GALLO, Solange Leda. Discurso da Escrita e Ensino. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992.
MURAKAMI, Raquel Yukie. O ficwriter e o campo da fanfiction: reflexão sobre uma forma de escrita contemporânea. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas: Universidade de São Paulo (USP), 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde10042017-122630/publico/2016_RaquelYukieMurakami_VOrig.pdf. Acesso em 04. jan. 2021.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas: Pontes, 2012.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em Análise: sujeito, sentido e ideologia. 3.ed. Campinas: Pontes, 2017.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1988.
ORLANDI. Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2009.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. ALED: Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso. v. 16, n. 2, 2016.
ORLANDI, Eni Puccinelli; GUIMARÃES, Eduardo. Formação de um espaço de produção linguística: a gramática no Brasil. In: ORLANDI, Eni Puccinelli. (Org.). História das Ideias Linguísticas no Brasil: construção do saber metalinguístico e constituição da língua nacional. Campinas-SP: Pontes; Cáceres-MT: UNEMAT Editora, 2001, p. 21-38.
PARIS, Larissa Giacometti. Oficina de Fanfictions na Escola: uma análise das práticas de revisão e reescrita. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006.
PFEIFFER, Claudia Regina Castellanos. Que autor é este? 1995. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32264
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Entrepalavras