A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense

Rodrigo Schaefer, Christiane Heemann

Resumo


O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo em vista o grande número de educadores e alunos que têm aderido à sua utilização, é tido como revolucionário. Atividades telecolaborativas, possibilitadas pela utilização das TICs, permitem, mediante o contato entre pessoas de diferentes países e culturas, a prática do inglês. Este artigo tem como objetivo discutir o potencial da telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural nas aulas de inglês do Instituto Federal Catarinense (IFC). Este estudo conta com o aporte teórico de pesquisadores como O’Dowd (2006, 2013), Telles (2015), Byram (2016), Sequeira (2018), entre outros. Os resultados apontam que a telecolaboração, dada a sua natureza dialógica (O’DOWD, 2003; THORNE, 2006; BELZ, 2007; HELM, 2016), propicia a discussão em inglês de vários assuntos entre estudantes de diferentes referenciais culturais. Diante disso, sugerimos que as atividades telecolaborativas estão a serviço dos professores, que podem mediar o encontro entre estudantes, línguas e culturas, integrando na sua ação pedagógica práticas e contatos mais significativos.

Palavras-chave


Telecolaboração. Diálogo intercultural. Ensino e aprendizagem de inglês.

Texto completo:

PDF

Referências


ALCICI, S. A.R. A Escola na sociedade moderna. In: ALMEIDA, N. A. et al. (Orgs.). Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage, 2014.

ALMEIDA, N. A. Os diferentes aspectos da linguagem na comunicação. In: ________ et al. (Orgs.). Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage learning, 2014.

BARANZELI, C.; MOROSINI, M.C.; WOICOLESCO, V.G. “A chave está na troca” − estudantes de mobilidade como vetores da internacionalização em casa. Revista Série-Estudos, v.25, n.53, p. 253- 274, jan/abr 2020.

BARRETT, M. et al. Developing Intercultural Competence through Education. Strasbourg: Council of Europe, 2013.

BELZ, J. A. The development of intercultural communicative competence in telecollaborative partnerships. In: O’DOWD, R. (Org.). Online Intercultural Exchange: an introduction for foreign language teachers. Clevedon: Multilingual Matters, 2007. p. 127-166.

BYRAM, M. Teaching and assessing intercultural communicative competence. Clevedon: Multilíngual Matters, 1997.

BYRAM, M.; GRIBKOVA, B.; STARKEY, H. Developing the intercultural dimension in language teaching: a practical introduction for teachers. Strasbourg, FR: Council of Europe, 2002. Disponível em: https://rm.coe.int/16802fc1c3. Acesso em: 24 nov. 2020.

BYRAM, M. The Cultnet Intercultural Citizenship Project. In: O’DOWD, R.; LEWIS, T. (Eds.), Online Intercultural Exchange: policy, pedagogy, practice. New York, Routledge, p. 256-262, 2016.

BYRAM, M. et al. From principles to practice in education for intercultural citizenship. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2016.

CANALE, M. De la competencia comunicativa a la pedagogía comunicativa del lenguaje. In: CÀNAVES, M. L. (Coord.). Competencia Comunicativa, documentos básicos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Peñalara: Edelsa, 1995. p. 63-82.

DEARDORFF, D. K. Internationalization: in search of intercultural competence. International Educator, v.13, n. 3, p. 13-15, 2004.

FURSTENBERG, G. The Cultura exchange program. In: O’DOWD, R.; LEWIS, T. (Eds.). Online intercultural exchange: policy, pedagogy, practice. New York, Routledge, 2016. p. 248-255.

HELM, F. Facilitated dialogue in Online Intercultural Exchange. In: O’DOWD, R.; LEWIS, T. (Eds.). Online intercultural exchange: policy, pedagogy, practice. New York: Routledge, 2016. p.150-172.

KELLY, M. Foreword. In: PHIPPS, A.; GONZALEZ, M. (Eds.) Modern Languages: Learning and Teaching in an Intercultural Field. London: Sage Publications, 2004. p. xi-xiii.

KENSKI, V.M. Formação/ação de professores: a urgência de uma prática docente mediada. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 213-228.

KRAMSCH, C. From Communicative Competence to Symbolic Competence. The Modern language Journal, v.90, n. 2, p. 249-252, 2006.

O’DOWD, R. Understanding “the other side”: Intercultural learning in a Spanish-English e-mail exchange. Language Learning & Technology, v. 7, n. 2, p. 118-144, 2003.

O’DOWD, R. The use of videoconferencing and e-mail as mediators of intercultural student ethnography. In: BELZ, J.A.; THORNE, S. (Eds.). Internet-mediated intercultural Foreign Language Education. Boston, MA: Heinle and Heinle, 2006. p. 86-120.

O’DOWD, R. Online Intercultural Exchange: an introduction for foreign language teachers. Clevedon: Multilingual Matters, 2007.

O’DOWD, R. Telecollaboration and CALL. In: THOMAS, M; REINDEERS, H.; WARSCHAUER, M. (Eds.). Contemporary computer-assisted language learning. London: Bloomsbury Academic, 2013.

O’DOWD, R; LEWIS, T. Online Intercultural Exchange: policy, pedagogy, practice. London: Routledge, 2016.

O’DOWD, R. Virtual Exchange and internationalising the classroom.

Training Language and Culture, v. 1, n. 4, p. 8-24, 2017.

RAMIRO, M. S. S. Competencia Comunicativa Intercultural. Revista Perspectiva. Consejería de Educación de la Junta de Andalucía, n.13, julio de 2007.

RODRIGUES, D. G. A articulação língua-cultura na coconstrução da competência intercultural em uma parceria de Teletandem (português/espanhol). 187 f. dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, 2013.

SEHNEM, P. R.; LUNA, J. M. F. Estratégias para o ensino de espanhol como atividade na escola pública. Revista Entretextos, Londrina: UEL, v.13, n. 1, p. 97-115, 2013.

SEQUEIRA, R. M. Interculturalidade Crítica e Globalização. In: LUNA, J. M.F. (Org.) Internacionalização do Currículo: educação, interculturalidade, cidadania global. 2.ed. São Paulo: Pontes Editores, 2018. p. 55-70.

TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The ESPecialist, v. 27, n. 2, p. 189-212, 2006.

TELLES, J. A. Learning foreign languages in teletandem: Resources and strategies. DELTA – Revista de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 31, n.3, p. 603-632, 2015.

TELLA, S.; MONONEN-AALTONEN, M. Developing dialogic communication culture in media education: Integrating dialogism and technology. Helsinki: Media Education Publications, 1998.

THORNE, S. L. Pedagogical and praxiological lessons from Internet-Mediated Intercultural Foreign Language Education Research. In: BELZ, J. A.; THORNE, S. L. (Orgs.). Internet-Mediated Intercultural Foreign Language Education. Boston: Heinle & Heinle, 2006. p. 2-30

VELOSO, F. S; ALMEIDA, V. B. A fala facilitadora de dois interagentes no contexto de aprendizagem de LE no Teletandem. In: TELLES, J. A. (Org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para a aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes Editores, 2009. p. 149-168.

WAGNER, M.; BYRAM, M. Intercultural Citizenship. The International Encyclopedia of International Communication, 2017.

WARSCHAUER, M. Telecollaboration in foreign language learning. Second Language Teaching and Curriculum Center. Manoa: University of Hawai’i, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-32228

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.