O desenho de uma aplicação de MAVL em PLE destinado a aprendentes chineses

Zhe Lou, Tanara Zingano Kuhn, Margarita Correia

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenho de uma aplicaçãode Mobile-assisted Vocabulary Learning (MAVL) em Português como Língua Estrangeira (PLE) destinada a aprendentes chineses, a UVA. O conteúdo do desenho é baseado em investigações sobre ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira (NATION, 1990, 2000; MA, 2006, 2009; BEATTY, 2010a; BEATTY, 2010b; JIANG, 2000) e na adaptação das estratégias de O'Malley e Chamot (1990) e Oxford (1990a). Além disso, o processo de aprendizagem na aplicação baseia-se em diversos estudos no âmbito da aprendizagem assistida por tecnologia (GOODFELLOW, 2006; LAUFER et al., 2000; GROOT, 2000). Na UVA, pretende-se dar conta da realidade da aprendizagem de vocabulário de língua portuguesa e dos hábitos e necessidades no uso de aplicações de MAVL dos aprendentes chineses. Para isso, foi aplicado um inquéritoa 133 aprendentes chineses, cujos resultados nos ofereceram informação imprescindível para um desenho da aplicação mais adequado ao público-alvo. A estrutura da UVA consiste em cinco módulos: Escolha de Vocabulário a aprender; Aprendizagem de Vocabulário (subdividido em três etapas: dedução, consolidação e retomada); Dicionário; Administração de Aprendizagem e Campo Social. Trata-se de um recurso inédito que busca facilitar e flexibilizar a aprendizagem de vocabulário em PLE e aumentar a eficácia da aprendizagem.


Palavras-chave


Aprendizagem de vocabulário. Mobile-assisted Vocabulary Learning (MAVL). Português como Língua Estrangeira (PLE).

Texto completo:

PDF

Referências


BEATTY, K. The emergence of CALL. In: CANDLIN, C. N.; HALL, D. R. (ed.). Teaching and Researching Computer-Assisted Language Learning. 2nd ed. London: Pearson Education Limited, 2010a. cap. 1, p. 7-22.

BEATTY, K. A Brief History of CALL. In: CANDLIN, C. N.; HALL, D. R. (ed.). Teaching and Researching Computer-Assisted Language Learning. 2nd ed. London: Pearson Education Limited, 2010b. cap. 2, p. 23-41.

CHISWICK, B. R.; MILLER, P. W. Linguistic Distance: A Quantitative Measure of the Distance Between English and Other Languages. IZA Discussion Paper, Bonn, n. 1246, p. 2-18, ago. 2004.

COADY, J. Research on ESL/EFL Vocabulary Acquisition: Putting It in Context. In: HUCKIN, T.; HAYNES, M.; COADY, J. (ed.). Second Language Reading and Vocabulary Learning. Norwood, NJ: Ablex Publishing, 1993. p. 3–23.

DEKEYSER, R. Implicit and Explicit Learning. In: DOUGHTY, J.; LONG, M. L. (ed.). The Handbook of Second Language Acquisition. Oxford: Blackwell, 2003. p. 313-348.

GOODFELLOW, R. A Computer-Based Strategy For Foreign-Language Vocabulary Learning. Tese (Doutorado em Filosofia) - Institute of Educational Technology, Open University, Reino Unido, 1994.

GOODFELLOW, R. A Review of the Types of Call Programs for Vocabulary Instruction. Computer Assisted Language Learning. Londres, vol. 8, n. 2-3, p. 205-226, jul. 2006.

GROOT, P. J. M. Computer Assisted Second Language Vocabulary Acquisition. Language Learning & Technology, Hawaii, v. 4, n. 1, p. 56-76, maio 2000.

JIANG, N. Lexical Representation and Development in a Second Language. Applied Linguistics, Oxford, v. 21, n. 1, p. 47–77, mar. 2000.

KELEN, C. Language and Learning Orthodoxy in the English Classroom in China. Educational Philosophy and Theory, China, v. 34, n. 2, p. 223-237, jan. 2002.

LAUFER, B. The Lexical Plight in Second Language Reading: Words You Don’t Know, Words You Think You Know and Words You Can’t Guess. In: COADY, J.; HUCKIN, T. (ed.). Second language vocabulary acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p. 20-34.

LAUFER, B.; ELDER, C.; HILL, K.; CONGDON, P. Size and Strength: Do We Need Both to Measure Vocabulary Knowledge?. Language Testin. Reino Unido: SAGE Publications Ltd., v. 21, n. 2, p. 202-226, abr. 2004.

LEHR, F.; OSBORN, J.; ELFRIEDA, H. H. A Focus on Vocabulary. Estados Unidos: Pacific Resources for Education and Learning, 2004.

LEWIS, M. The Lexical Approach: The State of ELT and The Way Forward. Hove: Language Teaching Publications, 1993.

LOU, Z. O desenho de uma aplicação de MAVL (Mobile-assisted Vocabulary Learning) em PLE destinada a aprendentes chineses. 2018. Dissertação (Mestrado em Português como Língua Segunda/Estrangeira) — Faculdade de Letras,Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.

MA, Q. Second Language Vocabulary Acquisition. Bern: Peter Lang, 2009.

MA, Q.; KELLY, J. Computer Assisted Vocabulary Learning: Design and Evaluation. Computer Assisted Language Learning, Londres, v. 19, n. 1, p. 15-45, fev. 2006.

MAYER, R. E. Cognitive Theory of Multimedia Learning. In: MAYER, R. E. (ed.). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. cap. 3, p. 31-47.

MONSELL, S.; DOYLE, M. C.; HAGGARD, P. N. Effects of Fequency on Visual Word Recognition Tasks: Where Are They? Journal of Experimental Psychology: General, Washington, DC, v. 118, n. 1, p. 43-71, mar. 1989.

NATION, I. S. P. Teaching and Learning Vocabulary. New York: Newbury House Publishers, 1990.

NATION, I. S. P. Learning Vocabulary in Another Language. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

NATION, I. S. P.; MEARA, P. Vocabulary. In: SCHMITT, N. (ed.). An Introduction to Applied Linguistics. London: Arnold, 2002. p. 35-54.

O'MALLEY, J.; CHAMOT, A. Learning Strategies in Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

OXFORD, R. Language Learning Strategies: What Every Teacher Should Know. New York: Newbury House Publisher, 1990a.

OXFORD, R. The Strategies Inventory for Language Learning (SILL), Version 5.1 (Version for English Speakers Learning a New Language). In: OXFORD, R. Language Learning Strategies: What Every Teacher Should Know. Boston, MA: Heinle & Heinle Publishers, 1990b. p. 283-288.

OXFORD, R.; NYIKOS, M. Variables Affecting Choice of Language Learning Strategies by University Students. Modern Language Journal, Estados Unidos, v. 73, n. 3, p. 291-300, Autumn 1989.

SALTZ, E.; DONNENWERTH-NOLAN, S. Does Motoric Imagery Facilitate Memory for Sentences? A Selective Interference Tests. Journal of Verbal Behavior and Verbal Learning, Amesterdã, v. 20, n. 3, p. 322-332, out. 1981.

SCHMITT, N. Vocabulary Learning Strategies. In: D. SCHMITT, N.; MCCARTHY, M. (ed.). Vocabulary Description, Acquisition and Pedagogy. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p. 199-227.

STEINGART, S. K.; GLOCK, M. D. Imagery and the Recall of Connected Discourse. Reading Research Quarterly, Hoboken, vol. 15, n. 1, p. 66-83, 1979.

TAFT, M. Recognition of Affixed Words and The Word Frequency Effect. Memory & Cognition. Berlin, v. 7, n. 4, p. 263–272, jul. 1979.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11esp2126

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.