Formação e prática crítico-reflexiva de professores de inglês em franquias de idiomas

Samya Semião Freitas

Resumo


Nesse artigo, objetiva-se investigar a prática crítico-reflexiva de professores de inglês em contexto de franquias de idiomas. Para isso, realizamos um estudo microetnográfico de base descritiva, para o qual contamos com a participação de dez professores de inglês de duas franquias de idiomas em Fortaleza. Para esse estudo, elegemos os dados coletados a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada, a qual objetivou verificar se os professores adotam uma postura crítico-reflexiva sobre seu trabalho. Para a abordagem reflexiva, tomamos como base os ensinamentos de Horikawa (2004), Liberali (2004), Magalhães (2004), Romero (2004), Schön (1997, 2000), dentre outros. Constatamos que a prática crítico-reflexiva dos professores investigados ainda é embrionária e encontra diversos empecilhos impostos pela natureza dessas instituições. Há, na verdade, uma tendência a manter-se mais no campo da técnica do que no campo crítico-reflexivo, uma vez que se tende à padronização das ações, o que afeta diretamente a autonomia e a identidade do professor.


Palavras-chave


Ensino de LE. Ensino reflexivo. Franquias de idiomas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21890

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