Uso de fontes de pesquisa na escrita de artigos científicos de pesquisadores experientes

Danielyson Yure de Queiroz Valentim, José Evaristo de Paiva Neto, José Cezinaldo Rocha Bessa

Resumo


Com a acelerada expansão das tecnologias digitais na nossa sociedade e sua presença/inserção no meio educacional e/ou acadêmico-científico, surge, no contexto universitário, uma preocupação quanto à capacidade de localizar, selecionar, avaliar, sintetizar e citar fontes externas na escrita científica, constituindo-se, pois, tal capacidade um elemento-chave do letramento acadêmico (BURTON; CHADWICK, 2000). Compartilhando dessa preocupação, buscamos, no presente trabalho, examinar como pesquisadores experientes mobilizam fontes externas na escrita dos textos científicos que produzem, focalizando, mais especificamente, aspectos como quantidade de fontes citadas, veículo de publicação, língua de publicação e ano de publicação. Fundamentados em trabalhos sobre letramento acadêmico, uso de fontes de pesquisa e práticas citacionais desenvolvidos por estudiosos como Burton e Chadwick (2000), Pecorari (2003, 2006, 2015), McClure e Clink (2009) e Howard, Serviss e Rodrigue (2010), dentre outros, realizamos uma análise descritivo-exploratória de um conjunto de 10 artigos científicos de pesquisadores experientesdo domínio da Linguística coletados em um periódico científico dessa área. Os resultados indicam que a condição de expertise e a familiarização com práticas de letramento corroboram para que pesquisadores experientes revelem uma escrita científica (mais) ajustada, quanto à seleção e uso de fontes de pesquisa, a convenções estabelecidas no universo científico e em sua cultura disciplinar.


Palavras-chave


Uso de fontes. Letramento acadêmico. Pesquisadores experientes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21833

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