A festa do discurso: discurso e contexto sócio-histórico
Resumo
Este trabalho apresenta os conteúdos tratados na tese de livre-docência de Diana Luz Pessoa de Barros, intitulada A festa do discurso. Teoria do discurso e análise de redações de vestibulandos, ressaltando e analisando sua principalcontribuição teórica: o exame das relações entre discurso e contexto sócio-histórico, ou seja, sua proposta deintegração do que era chamado análise interna e análise externa. A questão central da tese é, portanto, a proposta dedesenvolvimento de uma teoria do discurso capaz de conciliar a análise do texto, como sistema de regras capazesde explicar sua organização imanente – uma abordagem interna -, com o exame da inclusão contextual do texto – umaabordagem externa. A inserção numa classe social é, segundo a autora, o elemento central para estabelecer as relaçõesentre discurso e contexto sócio-histórico. Na análise de redações de vestibulandos, Diana Pessoa de Barrosmostra como se concretiza sua proposta teórica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, Diana Luz Pessoa de (1985). A festa do discurso: teoria do discurso e análise de redações de vestibulandos. Tese de Livre-Docência, FFLCH da USP, 2 tomos.
BARROS, Diana Luz Pessoa de (1988). Teoria do discurso. Fundamentos semióticos. São Paulo: Atual.
LANDOWSKI, Eric. « Petit manifeste sémiotique en l'honneur et à l'attention du camarade sociologue Pekka Sulkunen ». In: Beyond Sociological Imagination. Festschrift in Honour of Professor Pekka Sulkunen. Helsinki: Unigrafia, 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-7esp1800
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Entrepalavras