Ensino e formação: a prática apaixonada de uma semioticista
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, D. L. P. de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Editora Ática, 1990.
BARROS, D. L. P. de. Teoria do discurso. Fundamentos semióticos. São Paulo: Humanitas, 2001 [1988].
BARROS, D. L. P. de. Língua, literatura e ensino na perspectiva do discurso. Scripta, v. 7, n. 14. Belo Horizonte (PUC-MG), 2004. p. 33-40.
BARROS, D. L. P. de. Língua falada e ensino. In: BASTOS, N. B. (org.). Língua Portuguesa e Lusofonia. São Paulo: EDUC, PUC-SP, 2014. p. 151-168.
BARROS, D. L. P. de. Intolerância e ensino. In: BASTOS, N. B. (org.). Língua portuguesa e lusofonia: história, cultura e sociedade. São Paulo: EDUC, PUC, 2016. p. 195-210.
BARROS, D. L. P. de. A formação do semioticista: experiência e paixão semióticas. Estudos Semióticos, vol. 13, n. 2. São Paulo, 2017a. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/141598/136608
BARROS, D. L. P. de. Texto de Diana Luz Pessoa de Barros aprsentado no evento “O percurso da Semiótica na USP: uma homenagem a Diana Luz Pessoa de Barros, José Luiz Fiorin, Beth Brait, Luiz Tatit e Norma Discini”. Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, USP, São Paulo. 05 de maio de 2017b. Disponível em: http://semiotica.fflch.usp.br/sites/semiotica.fflch.usp.br/files/u57/Hommage_Diana%20Luz%20Pessoa%20de%20Barros.pdf
BARROS, D. L. P. de. Algumas reflexões sobre a enunciação: o actante e o ator da enunciação nos discursos. In: VASCONCELOS, M. L. M. C.; BATISTA, R. de O.; PEREIRA, H. B. (org.). Estudos Linguísticos: língua, história, ensino. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017c. p. 115-127.
BARROS, D. L. P. de. Sentidos e intolerâncias em O navio negreiro. In: BATISTA, R. de O.; GUIMARÃES, A. H. T. (org.). A poesia na sala de aula: leituras de O navio negreiro. São Paulo: Editora Mackenzie, 2018. p. 259-290.
DISCINI, N. O estilo e o ator da enunciação: Greimas na contemporaneidade. Estudos Semióticos, vol. 14, n. 1. São Paulo, 2018. p. 117-132. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/144315/138714
PORTELA, Jean Cristtus. Práticas didáticas: um estudo sobre os manuais brasileiros de semiótica greimasiana. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Araraquara, 2008.
RALLO-DITCHE, E.; FONTANILLE, J.; LOMBARDO, P. Dictionnaire des passions littéraires. Paris : Belin, 2005.
THÜRLEMANN, F. L'admiration dans l'esthétique du XVIIe siècle. Actes Sémiotiques. Documents, II, nº 11, Paris, CNRS, 1980.
DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-7esp1798
Apontamentos
- Não há apontamentos.