Processos mentais em experienciação de desejos e construção de identidades em moradores de um distrito de Pernambuco

Valmir Joaquim da Silva Junior, Maria Medianeira de Souza

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo investigar como se dá a experienciação do desejo em moradores do distrito de Tejucupapo, localizado no município de Goiana, no Estado de Pernambuco. O intuito foi perceber quais e como os desejos são construídos no discurso dessas pessoas, por meio do Processo Mental querer, e como aspectos identitários são revelados. Esta pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Pernambuco, em 2017. Para realizar este recorte, tomamos por base os pressupostos de Halliday & Matthiessen (2014) e Figueiredo (2011) sobre os Processos Mentais, especialmente os chamados Desiderativos, responsáveis por materializar os desejos, bem como Bucholtz e Hall (2005), entre outros, para discutir a noção de identidade. Após transcrição das entrevistas, foi realizado um mapeamento das ocorrências do Processo querer. A análise dos usos desse Processo mostrou que os desejos experienciados apontam para uma forte religiosidade, tendo em vista o expressivo número de ocorrências nas quais Deus e Jesus foram os Experienciadores. Também fomos capazes de ver como os participantes da pesquisa marcam suas identidades por meio da diferença, quando apontam que outros tejucupapenses têm anseios diferentes dos seus. Por fim, a análise revelou o otimismo e a esperança como traços particulares desses indivíduos.


Palavras-chave


Desejos. Identidade. Tejucupapo.

Texto completo:

PDF

Referências


BUCHOLTZ, Mary; HALL, Kira. Identity and Interaction: A Sociocultural Linguistic Approach. Discourse Studies, v.7, n. 4-5, p. 585-614, 2005.

CORDEIRO DA SILVA, Emanuel. Um estudo da construção complexa com cláusula completiva no português popular de Tejucupapo – PE. 2015. Tese (Doutorado em Linguística), UFPE, Recife.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília. Editora UnB, 2001.

FIGUEREDO, Giacomo. Introdução ao perfil metafuncional do português brasileiro: contribuições para os estudos multilíngues. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG/PosLin, 2011. TESE

FURTADO DA CUNHA, Maria Angelica; SOUZA, Maria Medianeira de. Transitividade e seus contextos de uso. São Paulo: Cortez, 2011.

FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Santa Maria: UFSM, 2010.

GHIO, Elsa; FERNÁNDEZ, María Delia. Lingüística Sistémico Funcional: Apicaciones a La lengua española. 1a Ed. Santa Fe: Universidad Nacional Del Litoral, Waldhuter, 2008.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. Introduction to Functional Grammar. 4ed.London: Arnold, 2014.

MAGALHÃES, Celia Elisa Alves de. Então me bateu um grande frio na barriga. Em cena, o professor coordenador de inglês: um estudo sobre identidade e avaliação. Dissertação de Mestrado. PUC-RJ. 2013.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOITA LOPES, Luiz Paula da; BASTOS, Liliane Cabral. Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP. Mercado de Letras, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. 133 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-9esp1761

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.