Forma e função no desenvolvimento fonológico: quando uma palavra é uma palavra

Maria de Fátima de Almeida Baia, Jéssica Caroline Souza Aguiar

Resumo


Neste estudo, com o intuito de discutir o pareamento de forma e função no desenvolvimento linguístico inicial, apresentamos o método proposto por Vihman e McCune (1994) para a categorização das produções iniciais do bebê na transição entre balbucio e palavras. Antes de apresentar o método, discutimos os modelos emergentistas/funcionalistas que norteiam o método proposto pelos autores, a saber, o modelo biológico de Locke (1993), o modelo de auto-organização de Kent (1984) e o modelo funcionalista de Bates e MacWhinney (1989). Após apresentar o método, por meio da análise de dados de transição de sete crianças, três da cidade de São Paulo e quatro da cidade baiana de Vitória da Conquista, exemplificamos os passos para categorização dos dados e observamos que o pareamento de forma e função ocorre após 1 ano e 7 meses. Por fim, discutimos a variabilidade inter e intradialetos no que se refere ao pareamento de forma e função no desenvolvimento linguístico inicial.


Palavras-chave


Desenvolvimento fonológico. Emergentismo. Funcionalismo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11750

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