Pré-construído e pré-discursos: possibilidades de análise a partir da teorização de Marie-Anne Paveau

Rafaela Ramos da Silva Neves, Lucas Martins Gama Khalil

Resumo


Este artigo objetiva estabelecer relações de proximidade e de diferenciação entre a noção de pré-construído, formulada por Paul Henry e retomada por Michel Pêcheux na Análise de Discurso, e a noção de pré-discursos, conforme teorização relativamente mais recente de Marie-Anne Paveau. Considerando que essas duas noções teóricas se referem ao funcionamento de anterioridades discursivas, o que se propõe é um questionamento sobre os (novos?) caminhos de análise que podem se apresentar aos analistas de discurso a partir da abordagem dos pré-discursos. Com o objetivo de “testar” essas possibilidades de análise, a parte final do artigo recorre a alguns enunciados que emergiram em manifestações de oposição ao governo de Dilma Rousseff no período após a sua reeleição (2014 – 2016), os quais foram retirados da página de compartilhamento de vídeos Youtube a partir do registro em vídeo feito pelos próprios manifestantes e pelos representantes das agências de notícia que cobriam os atos. Os enunciados coletados reforçam a especificidade da teoria de Marie-Anne Paveau, já que denunciam os indícios de pré-discursos, assim como autorizam tecer possíveis aproximações entre o que propõem Pêcheux e Paveau no âmbito de temáticas que já se encontram devidamente exploradas no interior da Análise do Discurso.


Palavras-chave


Pré-construído. Pré-discursos. Anterioridades discursivas. Dilma Rousseff.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. Lisboa: Presença, 1970.

HENRY, Paul. Constructions relatives et articulations discursives. Langages. n. 37. Paris, 1975.

HENRY, Paul. Construções relativas e articulações discursivas. Caderno de Estudos Linguísticos. Trad. João Wanderley Geraldi e Celene Cruz. n. 19. Campinas, 1990.

PAVEAU, Marie-Anne. Os pré-discursos: sentido, memória, cognição. Trad. Débora Massmann e Graciely Costa. Campinas: Pontes, 2013.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Orlandi. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Orlandi. 3. ed. Campinas: Pontes, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31669

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.