O professor de inglês e o livro didático: letramentos e representações sociais

Isabel Cristina Gomes Basoni, Marianna Cardoso Reis Merlo

Resumo


Apesar da quase onipresença do livro didático na sala de aula de línguas estrangeiras, os estudos que se ocupam em analisá-lo e problematizá-lo são ainda incipientes em nosso país. Este artigo objetiva contribuir para tais estudos ao abordar as representações sociais do professor a partir da análise de um exemplar da coleção Alive!, aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático na avaliação de 2017. Nesta análise, intentamos investigar em que medida as propostas deste material contribuem para a representação social do educador como agente de letramento (KLEIMAN, 2006). Com base na concepção de letramentos como práticas sociais, abordamos questões referentes ao lugar reservado pelo material analisado aos sujeitos envolvidos no processo educacional. Esta análise aponta que as propostas trazidas pelo livro em questão têm por base uma visão sociodiscursiva de linguagem, o que pode possibilitar a atuação do professor como agente de letramento.


Palavras-chave


Livro didático. Agente de Letramento. Ensino de Língua estrangeira.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, E.R. O papel das representações do idoso em livros didáticos de inglês na formação das identidades. In: CORACINI, MJ.; CAVALLARI, J.S. (orgs.). (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discursos, identidade, ensino. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 57-77.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 16 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 12/11/2018.

______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 1998. Disponível em: . Acesso em 12 nov. 2018.

______. Ministério da Educação. PNLD 2017: língua estrangeira moderna: espanhol e inglês - ensino fundamental/ anos finais. Secretaria de Educação Básica - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, 2016. Disponível em: . Acesso em 12 nov. 2018.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: ensino fundamental. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2017. Disponível em: . Acesso em 12 nov. 2018.

CAVALLARI, J.S.; ARAUJO, A.M.S. As formas do silêncio em um material didático de inglês para militares. In: CORACINI, MJ.; CAVALLARI, J.S. (orgs.). (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discursos, identidade, ensino. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 109-135.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (orgs.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

CORACINI, M.J. Pobreza e marginalidade em livro didático de francês como língua estrangeira: entre o poder e a discriminação. In: ______; CAVALLARI, J.S. (orgs.). (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discursos, identidade, ensino. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 25-56.

______. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas: Pontes Editores, 2011.

______; CAVALLARI, J.S. Apresentação. In: ______. (orgs.) (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discursos, identidade, ensino. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 11-21.

DIAS, R.; CRISTÓVÃO, V.L.L. (orgs.) O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

FERNANDES, C. O livro didático na constituição da autoria. In: CORACINI, MJ.; CAVALLARI, J.S. (orgs.). (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discursos, identidade, ensino. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 203-225.

GIL, A. C. Como delinear uma pesquisa documental. In: ______. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 65-69.

GRIGOLETO, M. Leitura e funcionamento discursivo do livro didático. In: CORACINI, M.J. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 67-77.

HASHIGUTI, S.T. Uma questão de gêneros: masculino e feminino em livros didáticos de língua inglesa como língua estrangeira. In: CORACINI, MJ.; CAVALLARI, J.S. (orgs.). (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discursos, identidade, ensino. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 137-153.

JORDÃO, C. M. No Tabuleiro da Professora Tem… Letramento Crítico? In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (Orgs.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: Outros Sentidos para a Sala de Aula de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editora, 2016, p. 41-53.

KLEIMAN, A. B. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, M. L. G.; BOCH, F. (Orgs.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2006. p. 77-93.

______. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MEGID, C. O uso do material didático digital no ensino de língua portuguesa. In: CORACINI, MJ.; CAVALLARI, J.S. (orgs.). (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discursos, identidade, ensino. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 227-247.

MENEZES, V.; BRAGA, J. Alive!: Inglês – 6º ano: anos finais – ensino fundamental. 3. Ed. São Paulo: Edições SM, 2015.

PAIVA, V.L.M.O. Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no ensino básico. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 8, n. 10.1, p. 344-357, 2014.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

______. Materiais didático no ensino de línguas. In: LOPES, Luiz Paulo da Moita (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: fetchrift para Maria Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

SARMENTO, S.; LAMBERTS, D.H. O papel do livro didático no ensino de inglês: aspectos sobre sua importância, escolha e utilização. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 10, n. 17, p. 291-300, 2016.

STREET, B. V. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramentos no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21593

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.