A área de Política Linguística nas licenciaturas em Letras no Brasil

Lília dos Anjos Afonso, Socorro Cláudia Tavares de Sousa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo investigar o espaço da Política e Planejamento Linguístico nos currículos das licenciaturas em Letras no Brasil. Para atingirmos tal objetivo, realizamos uma análise textual em 41 ementas provenientes de 34 Projetos Político-Pedagógicos. Identificamos a presença de 13 disciplinas de Política Linguística, bem como conteúdos relacionados à área em 27 outros componentes curriculares. Categorizamos alguns tópicos recorrentes que são: políticas linguísticas para uma língua ou um contexto específico, políticas de ensino de línguas, políticas linguísticas e suas implicações etc.. Os resultados indicam que o conhecimento da dimensão política da língua é uma competência necessária na formação de professores, provendo o futuro docente de uma perspectiva mais ampla de língua, o que pode torná-lo mais preparado para lidar com os diferentes desafios de ser professor em um mundo globalizado, em contexto de falantes de línguas minorizadas, em contextos sociolinguísticos complexos como as regiões de fronteiras, dentre outros.


Palavras-chave


Políticas Linguísticas. Formação de Professores. Ensino de Línguas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31510

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