A organização retórica do artigo de opinião no contexto do vestibular

Wiliam Cesar Ramos, Cintia Bicudo, Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo

Resumo


Nesta pesquisa, realizamos uma análise documental de vinte artigos de opinião produzidos no vestibular de inverno de 2016 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), considerados ótimos pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), com o objetivo de identificar a sua estrutura retórica e contrastá-la com a do artigo de opinião produzido no contexto jornalístico. Pautamo-nos na definição de gênero proposta por Bakhtin (1997, 2006), no modelo CARS (Create A Research Space) de Swales (1990), e na adaptação do modelo CARS, proposto por Oliveira (2004) para o gênero artigo de opinião. Os resultados revelam que a estrutura retórica dos artigos produzidos no contexto do vestibular apresenta diferenças com relação à estrutura retórica daqueles produzidos na esfera jornalística.


Palavras-chave


Função retórica. Artigo de opinião. Vestibular.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21493

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