Pensar por si e dizer o que pensa: o ensino da argumentação e a formação de sujeitos autônomos

Glayci Kelli R. S. Xavier, Sirley Ribeiro Siqueira

Resumo


O ato de argumentar é uma prática essencialmente social e evidencia-se em variadas ações cotidianas, nas quais se faz uso da linguagem, em suas diferentes atividades. Especificamente no ambiente escolar, sobretudo no Ensino Médio, a argumentação é assunto bastante explorado, principalmente nas aulas de produção textual, pois, para obter um bom resultado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em vestibulares – grande objetivo da maioria dos alunos – é preciso dominar algumas técnicas argumentativas. A fim de que o trabalho com argumentação não se resuma ao ensino mecânico de modelos para obter sucesso em tais avaliações, e ancorando-se em uma perspectiva sociointeracionista, o presente trabalho procura mostrar que há outras formas de se trabalhar a argumentação na Educação Básica com o objetivo de formar cidadãos críticos: explorando os gêneros orais e os textos verbo-visuais presentes na mídia. Para isso, parte da experiência de dois projetos de iniciação científica que se inserem em um projeto maior desenvolvido pelas professoras, voltado para a leitura, análise e produção de gêneros argumentativos. Enfim, acreditamos que, ao oferecer subsídios que possibilitem aos alunos vivenciar as diferentes modalidades de leitura e produção, poderemos contribuir para a formação de cidadãos que saibam expor suas opiniões e que sejam capazes de ter uma efetiva participação na vida social.


Palavras-chave


Argumentação. Oralidade. Verbo-visualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira. Gênero orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. Filologia Linguística Portuguesa, São Paulo, v.17, n.1, p.227-248, jan./jun.2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAGNIN, Antonio Luiz. Os quadrinhos: linguagem e semiótica: um estudo abrangente da arte sequencial. 1 ed. São Paulo: Criativo, 2014.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino de Português. São Paulo: Contexto, 1998.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de; BASILIO, Margarida. (org.) Gramática do Português falado. Campinas: Editora da UNICAMP/FAPESP, vol. IV, 1996

CASTILHO, Ataliba Teixeira de; PRETI, Dino (orgs.) A linguagem Falada Culta na cidade de São Paulo. Materiais para estudo. São Paulo: TAQ/Fapesp, vol. 1 , Elocuções Formais, 1986.

CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris, Hachette, 1992.

CHARAUDEAU, Patrick. A argumentação talvez não seja o que parece ser. In.: GIERING, M. E.; TEIXEIRA, M. Investigando a linguagem em uso: estudos em linguística aplicada. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2004. p. 33-44.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 1ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

CHARAUDEAU, Patrick.; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

DEMO, Pedro. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Artmed: São Paulo, 2000.

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de Redação: o que é preciso para bem escrever. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça G. (org.) Gramática do Português falado. Campinas: Editora da UNICAMP/FAPESP, vol. vi, 1996

KOCH, Ingedore Villaça G. A inter-ação pela linguagem. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Concepção de língua falada nos manuais de português de 1º. e 2º. Graus: uma visão crítica. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, 30: 39-79, 1997.

MENEZES, William Augusto. Estratégias discursivas e argumentação. In: LARA, Gláucia Proença (org.). Lingua(gem), texto, discurso: entre a reflexão e a prática, v.1. Rio de Janeiro: Lucena: Belo Horizonte, MG: FALE/UFMG, 2006, p. 87-105.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11388

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.