Ser/estar professor: desafios da prática docente da licenciatura em Letras

Maria Edilene de Paula Kobolt, Ane Patrícia Viana José de Mira

Resumo


O presente trabalho tem por tema a formação dos professores nos cursos de licenciatura em Letras. O objetivo é analisar a formação dos professores nos cursos de licenciatura em Letras pela perspectiva do professor-reflexivo e do humanismo freiriano. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados em relatos de experiência de alunos da graduação do curso de Letras de uma universidade privada do sul do Brasil. A análise do conteúdo foi realizada seguindo a técnica de Bardin. Os resultados apontaram para duas categorias básicas de formação de professores no curso de Letras investigado: o aluno-professor que reafirma seu perfil docente com a prática do estágio e o aluno-professor que forma sua identidade docente com a prática do estágio. Além disso, é mister observar a necessidade de todos os estudantes de desenvolverem a consciência do professor reflexivo desde o início da graduação, estendendo-se por toda a trajetória docente dos profissionais, calcados em uma visão humanista e integral da pessoa humana.


Palavras-chave


Formação docente. Licenciatura em Letras. Professor reflexivo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31309

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