Estágio Supervisionado e saberes docentes: o diário reflexivo na formação inicial

Érica Danielle Silva, Neluana Leuz de Oliveira Ferragini, Maria Izabel Rodrigues Tognato

Resumo


O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras constitui-se como uma importante etapa da formação docente inicial, em especial, por propiciar um momento de reflexão sobre o agir docente e de intersecção entre diversificados saberes necessários a essa formação, tais como os saberes a ensinar (conteúdos a serem ensinados e aprendidos) e os saberes para ensinar (aspectos didático-pedagógicos e dimensão metodológica) (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; LIBÂNEO, 2015). Sendo assim, nesta pesquisa, assumimos o Estágio como contexto para discutirmos sobre a produção do diário na formação reflexiva, tomando por base diferentes aportes teóricos oriundos de Schön (1983, 1987, 1988), Zeichner (1994), Pimenta (2012), Bronckart (2009a), Bota et al (2006) e Stutz (2012). Considerando o diário reflexivo como um instrumento fundamental para o processo reflexivo, que permite (res)significar o agir docente, como corpus de análise, recorremos aos diários produzidos por duas licenciandas do último ano do curso de Letras, habilitação Português. Sob esse viés, nosso objetivo é compreender o processo de reflexão do professor em formação a partir dos registros das aulas observadas e implementadas no Estágio Supervisionado obrigatório quanto aos saberes docentes necessários ao seu desenvolvimento profissional, mobilizando, para isso, categorias elaboradas a partir dos diferentes saberes que norteiam a praxis docente. As análises nos mostram que o diário contribui para o processo reflexivo nesse contexto e pode conduzir os estudantes a uma formação docente crítica.


Palavras-chave


Estágio Supervisionado. Formação Reflexiva. Saberes Docentes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31303

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