O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
Resumo
Fundamentado nos pressupostos da teoria histórico-cultural (VYGOTSKY, 1994), da legislação a respeito da educação inclusiva no Brasil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), dos estudos da Linguística Aplicada sobre processos e habilidades de leitura pelo viés interacionista (MENEGASSI, 2010), este artigo relata e discute pesquisa conduzida em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com aluna estagiária de Licenciatura em Letras-Português e os alunos participantes, tendo por objetivos: a) discutir o desenvolvimento das habilidades de leitura junto a alunos com necessidades educacionais especiais, a partir das experiências dessa aluna estagiária, durante o estágio curricular docente em uma SRM, descritas no relatório de estágio; b) refletir sobre o trabalho do professor formador nessa situação específica. As análises efetuadas, com base no relatório de estágio, demonstraram que a estagiária promoveu nos alunos o desenvolvimento de habilidades leitoras relacionadas à decodificação e à compreensão do texto, não indo além. Para tanto, foram fundamentais as atuações mediadoras do professor formador, as quais contribuíram para que a estagiária, professora em formação, produzisse conhecimentos e formas de ação na realidade da sala de aula, numa perspectiva inclusiva, a partir do trabalho interacionista com a linguagem.
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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31282
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