A avaliação do livro didático como tema da formação inicial do professor de língua portuguesa

Adair Bonini, Daniella de Cássia Yano

Resumo


Na atual conjuntura de disponibilidade e uso do livro didático na rede básica de ensino, cabe aos cursos de formação inicial de professores dar alicerce a uma avaliação e uso mais crítico desse recurso. Este trabalho objetiva contribuir com reflexões sobre o processo de escolha dos livros didáticos de língua portuguesa de ensino médio nas escolas, verificar o quanto o questionário do PNLD/2018 viabiliza essa dinâmica e pensar como esse tema pode ser tratado na formação inicial de professores. Com o intuito de fomentar discussões nos cursos de licenciatura e auxiliar o futuro docente na avaliação e bom uso do material, este ensaio ainda sugere um quadro com questões que envolvem o conteúdo basilar de língua portuguesa e a realidade da prática de sala de aula.


Palavras-chave


Livro didático. Formação docente. Língua portuguesa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21145

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