Inferência emocional, compreensão leitora e ensino

Elenice Andersen

Resumo


Este artigo aborda um tema ainda pouco estudado no Brasil, mas fundamental para a pesquisa e o ensino na área da linguagem, que é o da relação entre inferência emocional e compreensão leitora. Tem por objetivo contribuir para impulsionar a discussão teórica e o investimento em pesquisas empíricas na área. Para isso, realiza uma revisão narrativa de estudos teoricamente fundamentados em abordagens do processamento do discurso que demonstram a importância da inferência emocional para a compreensão leitora (Barreyro et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Em seguida, demonstra como a exploração desse tipo de inferência já está presente no ensino de língua portuguesa, por meio de tarefas didáticas de compreensão textual. Dessa forma, na conclusão, constata a urgência da incorporação desse conhecimento na formação docente e incentiva a expansão de pesquisas na área, para o aperfeiçoamento das práticas de ensino da compreensão da leitura, entendidas como parte do compromisso das instituições de ensino e pesquisa com uma educação que visa ao desenvolvimento humano integral.


Palavras-chave


Compreensão leitora. Inferência emocional. Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


aristizábal, C.; Marquéz, A. Exploración de la comprensión inferencial de textos narrativos en niños de preescolar. An approach to the inferential comprehension of narrative texts in preschool children. Revista Colombiana de Psicología, v. 19, n. 1, p. 21-35, 2010.

BARREYRO et al. Generación de inferências emocionales durante la lectura de textos narrativos. Anuario de investigaciones, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 15, p. 19-24, jan. 2008.

CEREJA, W. R.; COCHAR, T. Português: Linguagens. 5º ano. São Paulo: Editora Atual, 2014.

DAMÁSIO, A. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DÁVALOS, M. T.; LEÓN, J. A. Inferencias emocionales en los procesos de comprensión del discurso. In: Miramontes, Z.; García, R. Comprensión y aprendizaje a través del discurso. Madri: LEED, 2017.

FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

KENDEOU et al. A Cognitive View of Reading Comprehension: Implications for Reading Difficulties. Learning Disabilities Research and Practice, v. 29, n. 1, p. 10-16, fev. 2014. disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2018.

Kintsch, W. The role of knowledge in discourse comprehension: a construction-integration model. Psychological Review, Colorado, v. 95, n. 2, p. 163-182, 1988. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2018.

LEÓN, J. A. et al. Efectos de la valencia y la dirección causal en el procesamiento de inferências emocionales durante la lectura: evidencia mediante una tarea de decisión léxica. Anales de Psicología, Murcia, v. 31, n. 2, p. 677-686, maio 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2018.

Marmolejo-Ramos, F.; Heredia, A. Inferencias, modelos de situación y emociones en textos narrativos. El caso de los niños de edad preescolar. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, México, n. 8, p. 94-138, jul-dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2018.

MIALL, D. Beyond the Schema Given: Affective Comprehension of Literary Narratives. Cognition and Emotion, v. 1, n. 3, p. 55-78, 1989. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2018.

Oakhill, J.; Yuill, N. Higher order factors in comprehension disability: processes and remediation. In: Cornoldi, C.; Oakhill, J. (Ed.). Reading difficulties: Processes and intervention. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 1996. p. 69-92.

van Dijk, T. A.; Kintsch, W. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983.

VAN DIJK, T. A. Discurso e Contexto: uma abordagem sociocognitiva. Tradução de Rodolfo Ilari. São Paulo: Editora Contexto, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21118

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.