Um estudo sociorretórico da seção de Conclusão em artigos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição

Jorge Tércio Soares Pacheco, Cibele Gadelha Bernardino, Tatiane Lima de Freitas

Resumo


Este estudo apresenta uma proposta sociorretórica para a seção de Conclusão em artigos acadêmicos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição, compreendendo como essa área específica constrói a referida seção do gênero. Como sustentação teórica, nós nos apoiamos nos pressupostos teórico-metodológicos de Swales (1990) no que se refere aos gêneros acadêmicos e nos modelos de configuração retórica propostos por Nwogu (1997) e Costa (2015) para artigos na área de Medicina. Para a descrição da área, fundamentamo-nos no conceito de Hyland (2000) sobre cultura disciplinar. Nossa pesquisa constitui um estudo exploratório-descritivo, de base qualitativa e quantitativa, dispondo de um corpus de trinta exemplares do gênero artigo acadêmico original na área de Nutrição, igualmente, distribuídos em seis periódicos de relevância para a área em estudo. Conforme a análise, a seção de Conclusão caracteriza-se por destacar os principais resultados e indicar as implicações práticas que a pesquisa poderá possibilitar ao conhecimento na área.


Palavras-chave


Artigo acadêmico original. Seção de Conclusão. Cultura disciplinar. Área de Nutrição. Análise sociorretórica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11101

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