Um estudo sociorretórico da seção de Conclusão em artigos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição
Resumo
Este estudo apresenta uma proposta sociorretórica para a seção de Conclusão em artigos acadêmicos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição, compreendendo como essa área específica constrói a referida seção do gênero. Como sustentação teórica, nós nos apoiamos nos pressupostos teórico-metodológicos de Swales (1990) no que se refere aos gêneros acadêmicos e nos modelos de configuração retórica propostos por Nwogu (1997) e Costa (2015) para artigos na área de Medicina. Para a descrição da área, fundamentamo-nos no conceito de Hyland (2000) sobre cultura disciplinar. Nossa pesquisa constitui um estudo exploratório-descritivo, de base qualitativa e quantitativa, dispondo de um corpus de trinta exemplares do gênero artigo acadêmico original na área de Nutrição, igualmente, distribuídos em seis periódicos de relevância para a área em estudo. Conforme a análise, a seção de Conclusão caracteriza-se por destacar os principais resultados e indicar as implicações práticas que a pesquisa poderá possibilitar ao conhecimento na área.
Palavras-chave
Referências
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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11101
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