Disciplina, corpo e discurso na publicidade de produtos para cabelos cacheados
Resumo
Neste artigo, analisa-se uma série enunciativa de anúncios publicados em sítios eletrônicos que promovem cabelos cacheados. Busca-se entender como normas de beleza dos cabelos trazem enunciados que remetem a discursos outros, situados nos fios da memória da história do Brasil, país constituído em grande medida por uma população negra que, desde o período da colonização, teve como referência mais forte a beleza branca. Com base nos estudos de Michel Foucault (1999) sobre o poder disciplinar, corpo e discursos (FOUCAULT, 2012), analisa-se, nesses anúncios, a retomada de uma memória sobre os cabelos lisos e não lisos, na atualidade, momento em que são recorrentes discursos que valorizam a diversidade e a multiplicidade étnica. A seleção dos enunciados foi realizada por consulta em um site de busca, a partir da expressão “cabelos cacheados”. Os resultados das análises mostram que nesses enunciados existem regras de disciplinamento sobre o uso dos cabelos cacheados, pautadas em uma memória, ainda muito viva na cultura brasileira, a qual propõe como referência adequada de beleza as formas dos cabelos lisos, principalmente do liso de matriz cultural branca.
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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21100
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