A variação linguística em materiais didáticos de língua portuguesa: ultrapassando as barreiras do erro

Eleonora Figueiredo Correia Lucas de Morais, Fernanda Rodrigues Ribeiro Freitas, Aluiza Alves de Araújo, Nukácia Meyre Silva Araújo

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar materiais didáticos destinados ao ensino de Língua Portuguesa em relação à presença de conteúdos de Sociolinguística e à forma como esses conteúdos são abordados. Foram analisados dois materiais didáticos do tipo livro impressos e um objeto de aprendizagem (OA) do tipo vídeo. Este trabalho se baseia, principalmente, nos pressupostos da Sociolinguística Educacional, em que podemos destacar os trabalhos de Roncarati (2013) e de Cyranka (2009). Em relação à análise dos materiais didáticos, baseamo-nos em Soares (2002) e nos PCN (BRASIL, 1998). As principais conclusões a que chegamos a partir da análise dos materiais didáticos impressos é que, embora a presença do ensino de temas relacionados à Sociolinguística, especialmente no que se refere à oralidade, tenha evoluído muito, ainda carece de sistematização nos materiais didáticos impressos. Em relação ao vídeo analisado, percebe-se que a concepção de língua(gem) e, consequentemente, de ensino não está de acordo com as perspectivas mais atuais sobre o ensino de variação linguística. 


Palavras-chave


Ensino de Língua Portuguesa; Variação linguística; material didático.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.7.7.2.475-489

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