CHAMADAS PARA NÚMERO TEMÁTICO

ENTREPALAVRAS 16

Tema: Panorama do estágio docente na formação do professor de línguas (tanto línguas estrangeiras como língua materna)

Editoras convidadas: Eulália Leurquin (UFC), Luzia Bueno (USF) e Vera Menezes (UFMG).

Ementa: 

O Estágio docente é um requisito para a conclusão do Curso de Letras, um ponto de articulação entre a universidade e a escola, um espaço, por excelência, de formação inicial do professor de línguas, onde vivências profissionais de sala de aula articulam teoria e prática. O contexto do estágio é plural, basta ver que, em algumas universidades, as disciplinas de estágio encontram-se no Curso de Letras e, em outras, elas fazem parte do Curso de Pedagogia. Cada contexto desenha seu perfil de formação de professor a partir das disciplinas ofertadas e a partir dos objetivos a alcançar. Mesmo dentro da realidade de um curso, há uma pluralidade bastante peculiar no desenvolvimento do estágio, a depender do professor. Esse conjunto de inquietudes sugere que precisamos investir muito mais na formação inicial do professor; estarmos alinhados aos próprios resultados a que chegam as pesquisas em Linguística Aplicada. Cientes dessa realidade e do papel que a Linguística Aplicada assume na sociedade, com o objetivo de constituir um acervo sobre o tema e, ao mesmo tempo, desenhar um panorama da situação do estágio de línguas, convidamos pesquisadores, professores interessados em contribuir para a discussão do tema. Os artigos devem apresentar resultados de pesquisas ou descrever o contexto do estágio.

Cronograma:

Submissão de artigos: até 30/05/2018

Publicação: dezembro de 2018.