MUDANÇAS NA POLÍTICA EDITORIAL [atualizada em 27/02/2021]

Entrepalavras realiza duas mudanças em sua política editorial que visam facilitar o processo de publicação: (1) adoção da modalidade de publicação contínua; (2) alteração na ordenação dos números regulares.

Alinhada à nova tendência editorial, Entrepalavras passa, na 21ª edição, a adotar o modelo de publicação contínua. Com o objetivo de acelerar a publicação dos artigos, a revista já havia adotado em 2017 o modelo de publicação Ahead of Print (AOP), que permitia que os artigos fossem publicados em versão prévia, antes da publicação do número, já com link único, mas sem paginação e sem número DOI.

Nessa nova modalidade de publicação, a contínua, os artigos são publicados na forma definitiva logo que concluam o processo de edição. Os artigos que comporão um número são inclusos aos poucos e, ao atingir determinado número, ou data (o que acontecer primeiro), o número é publicado.

Como a publicação acontece aos poucos, os artigos não têm paginação sequencial em relação aos demais artigos, como na modalidade anterior. A numeração é interna. Para identificação dos artigos, adota-se, além do DOI, um número de identificação para cada artigo: o eLocation-id, que deve aparecer na referência do artigo.

A segunda mudança editorial é uma alteração na ordem dos números atemáticos. A partir de 2021, os números 1 e 3 serão atemáticos e o número 2, temático.

Essa mudança deve-se à necessidade de facilitar o fluxo dos números atemáticos, publicados na modalidade contínua. O número temático continuará a ser publicado na modalidade ahead, uma vez que depende da apresentação da edição, elaborada pelos editores convidados. 

As submissões para os números regulares continuarão a ocorrer de forma contínua. Os trabalhos aprovados serão distribuídos nas edições conforme forem sendo editados. O fechamento de cada edição se dará quando se atingir uma quantidade limite de trabalhos (no máximo, 15 artigos) ou a data limite do final do quadrimestre (número 1: abril; número 3: dezembro), o que acontecer primeiro.

As submissões para o número temático ocorrerão em período determinado, geralmente, encerrando em outubro de cada ano e a publicação dos trabalhos aprovados se dará em ahead of print, conforme forem sendo editados. A publicação definitiva deverá acontecer até o final do quadrimestre, no caso, agosto.