Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise dessa relação em crianças em fase inicial de alfabetização

Volney da Silva RIBEIRO

Resumo


Este artigo é uma revisão bibliográfica que busca analisar a relação entre consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita, em crianças em fase inicial de alfabetização. Ele analisa diversos estudos os quais verificam se a estimulação da consciência fonológica, de fato, auxilia as crianças em fase inicial de alfabetização no que diz respeito a sua evolução em leitura e em escrita. Esta revisão bibliográfica procura examinar não só a importância da consciência fonológica para a leitura e a escrita, sobretudo em ortografias transparentes, como o português brasileiro, mas também aclarar questões relativas ao melhor desempenho na aquisição do código escrito, por atividades que estimulem a consciência fonológica.

Palavras-chave


Alfabetização; Aprendizagem da Leitura e da Escrita; Consciência Fonológica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.1.1.1.100-116

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