Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MG

Marcus Garcia, Caio Santilli Oranges

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar um fenômeno fonético-fonológico variável, sendo ele o apagamento ou manutenção do /R/. Procuramos investigar a influência da fala na escrita dos alunos do Ensino Fundamental II da cidade de Uberaba/MG. Em outras palavras, verificaremos se o fenômeno, tão marcado na oralidade, será também marcado na escrita dos alunos, evidenciando, portanto, o funcionamento da modalidade oral no texto escrito. Para isso, foram analisadas 70 redações produzidas por alunos do 6º ano de duas diferentes escolas públicas de Uberaba/MG. De posse do material, os textos foram lidos e, posteriormente, selecionadas as ocorrências. Dois fatores linguísticos foram levados em consideração para análise: (a) Manutenção ou apagamento do /R/ em verbos e (b) Dimensão das palavras: monossilábicos, dissilábicos, trissilábicos e polissilábicos. Foram encontrados 420 vocábulos, a manutenção do /R/ apresentou uma frequência bem menor, 122 ocorrências (29,05%), enquanto 298 (70.95%) sofreram apagamento do segmento consonântico em posição de coda silábica. O conhecimento sobre a variação linguística na fala é muito importante para o processo de letramento. Nesse sentido, justifica-se a importância do trabalho com corpus escrito, posto que os trabalhos anteriores que analisaram o presente fenômeno são apenas em corpus de língua falada, justificando a inovação da presente pesquisa. Com isso, conclui-se que a interferência da fala para a escrita fica clara nesse trabalho, uma vez que o fenômeno analisado é frequente na fala, e os alunos, desconhecendo a interrelação entre a fala e a escrita, acabam transpondo para seus textos os hábitos comuns da fala.

Palavras-chave


Oralidade; Escrita; Sociolinguística

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