Coerência e coesão nos textos argumentativos dos alunos do ensino médio

Roberto da Silva

Resumo


Este trabalho analisa as produções escritas dos concluintes do Ensino Médio relativas aos fatores de textualidade, coerência e coesão. Foram analisados dez textos argumentativos de alunos de uma escola pública, localizada em Araripe – CE que foram produzidos por ocasião da participação deles no vestibular simulado que a escola promoveu no final de ano de 2012. Para tanto, fundamentamo-nos em Costa Val, Koch, Fávero e Travaglia, dentre outros. Verificamos os usos que os alunos fizeram dos fatores de textualidade através da análise das condições de continuidade, progressão, não contradição e articulação no nível da coerência e da coesão; e sua importância para o estabelecimento do sentido pretendido pelo produtor e para a recuperação deste pelo leitor. Observamos que, no nível da coerência, 60% dos textos ferem a condição de continuidade; 90% ferem a progressão e não contradição, e todos ferem a condição de articulação. O mesmo acontece no nível da coesão.

Palavras-chave


Textualidade. Ensino. Aprendizagem.

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