Letramento acadêmico: análise sobre como manuais didáticos de metodologia abordam o ensino do gênero artigo acadêmico
Resumo
Tendo em vista as dificuldades encontradas por alunos recém-ingressos na universidade no que concerne à escrita dos gêneros acadêmicos, decidimos analisar a relação entre manuais de normalização da escrita acadêmica e as concepções teóricas que os embasam. Para tanto, analisamos os capítulos sobre artigo científico dos seguintes livros: “Produção textual na universidade”, de Désirée Motta-Roth e Graciela Hendges, e “Fundamentos de metodologia científica”, de Marina Marconi e Eva Lakatos, as quais tratam da mesma temática. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é demonstrar em que ponto as teorias que embasam esses livros se aproximam da proposta sociorretórica de Swales, sendo este teórico considerado uma referência nos estudos de gêneros textuais. Para o embasamento teórico, utilizamos os seguintes autores: Swales (1990/2004), Hyland (2000), Bernardino (2007) etc. Primeiramente, discutimos sobre letramento, gêneros e outras concepções. Em seguida, realizamos a análise de dois manuais de metodologia da escrita acadêmica, relacionando-os com a proposta teórico-metodológica de Swales. Por último, comparamos esses manuais e apontamos suas divergências e semelhanças. Dessa forma, concluímos que essa análise pode dar suporte tanto aos estudantes como aos professores, no tocante a auxiliá-los quanto às escolhas lexicais mais pertinentes para a produção de conhecimento em determinada área, uma vez que cada cultura disciplinar tem suas próprias crenças, nomenclaturas e metodologias (HYLAND, 2000). Em relação aos professores/pesquisadores, essa análise indica que a abordagem sociorretórica contribui efetivamente para o processo de produção de gêneros acadêmicos, e consequentemente para o desenvolvimento do letramento científico, conforme será verificado em um dos manuais investigados.
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