Hipotaxe adverbial e suas funções textual-discursivas no gênero resposta argumentativa

Fátima Christina Calicchio

Resumo


Propomos neste trabalho analisar como a hipotaxe adverbial pode contribuir para a construção da argumentatividade do gênero resposta argumentativa. Para isso, selecionamos como objeto de análise as produções textuais prototípicas dos candidatos ao vestibular de verão da UEM/2011.  Levando em consideração o panorama teórico do funcionalismo, a hipótese a ser explorada neste trabalho corresponde à investigação das funções textual-discursivas das orações adverbiais que funcionam como valor de guia, ponte de transição, moldura, foco, função tópica, dentre outras funções, na articulação de orações que podem contribuir para a construção da argumentatividade do gênero resposta argumentativa. Como aporte teórico, aliamos estudos de funcionalistas, como Mann & Thompson (1988); Matthiessen & Thompson (1988), à Teoria da Estrutura Retórica do Texto. De acordo com essa teoria, as relações retóricas dão coerência ao discurso, conferindo unidade e permitindo que o produtor atinja seus propósitos com o texto que produziu, ou seja, essa teoria fundamenta-se no principio de que, no texto, além das proposições explicitas, ou enunciados explícitos, emergem proposições implícitas, que se caracterizam como o significado que emerge entre duas porções de texto. Somam-se a esse enfoque os pressupostos de Decat (2009), de Neves (1997, 2000) e as postulações sobre gênero defendidas por Bakhtin (2000).


Palavras-chave


Hipotaxe adverbial. Função textual-discursiva. Gênero resposta Argumentativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.2.29-53

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