Uma breve análise comparativa entre exemplares do gênero textual “resumo acadêmico”
Resumo
A rotina acadêmica é permeada pela produção e circulação de gêneros discursivos fundamentais para o sucesso de práticas sociais e para a preservação, transformação e ensino/aprendizado de tradições culturais. O gênero resumo acadêmico é um de tais gêneros que costuma ocorrer junto a outros gêneros discursivos como artigo acadêmico, dissertação, tese e comunicação oral. A fim de comparar a configuração retórica de exemplares de três modalidades do gênero resumo acadêmico (BIASI-RODRIGUES, 2009), a saber: resumos de anais de congresso, resumos que acompanham o gênero artigo acadêmico e resumos que acompanham dissertações e teses, analisamos os exemplares à luz da proposta metodológica de Biasi-Rodrigues (1998) e das considerações teóricas de Motta-Roth e Hendges (2010) e Biasi-Rodrigues (2009). A investigação sugeriu distinções na descrição retórica das três modalidades do gênero resumo acadêmico analisadas e suscitou novas possibilidades de abordagem do que é descrito por Biasi-Rodrigues (2009).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.1.26-46
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais