Caminhos do projeto ALiB: reflexões sobre a emergência da identidade social de faixa etária
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a emergência de identidade social de faixa etária através da análise de inquéritos do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB). Apresentam-se considerações sobre as abordagens linguísticas da identidade, em especial, sobre a identidade social de faixa etária, considerando a linguagem enquanto prática discursiva que constrói representações de identidade social. A análise empírica tem por base esses dados com o intuito de verificar as tendências dos informantes de marcar temporalmente seu discurso. A partir da análise realizada, observou-se que os recursos linguísticos encontrados nas entrevistas demonstram que a identidade de faixa etária depende basicamente da categoria tempo, pois esta atua nessa linguagem como elemento ordenador na elaboração do discurso, manifestando-se em dois pólos – o antes e o agora – visando às aposições desejadas entre passado e presente típico dos discursos pertencentes a uma faixa etária mais avançada.
Palavras-chave
Linguagem; Identidade social; Faixa etária.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.2.2.1.293-305
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