Atividades sobre sinais de pontuação em duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa (anos finais)

Anderson Cristiano da SILVA

Resumo


Este trabalho descreve as abordagens didáticas sobre os sinais de pontuação encontradas nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, e Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa tem como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso, tendo como aporte um conceito-chave desenvolvido por Bakhtin e o Círculo: gêneros discursivos. Da perspectiva metodológica, foram propostos dois eixos: a) apresentação do conceito-chave b) descrição enunciativo-discursiva das abordagens didáticas sobre o emprego da pontuação nas duas coleções elencadas. Os resultados apontam diferenças consideráveis na abordagem sobre o conteúdo da pontuação entre as duas coleções, das quais destacamos a distribuição heterogênea do conteúdo em volumes escolares distintos, bem como a concentração dada à modalidade oral na coleção Português: uma proposta para o letramento.


Palavras-chave


Análise dialógica do discurso. Livro didático. Sinais de pontuação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.1.129-147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.