Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro

Diana Ribeiro GUIMARÃES

Resumo


Ancorado na perspectiva teórica da Linguística Aplicada, esteartigo tem como objetivo investigar que estratégias didático-discursivas são sugeridas para a abordagem do ensino deleitura no Caderno do Professor Se bem me lembro,destinado aos educadores inscritos na Olimpíada de LínguaPortuguesa, no ano de 2010. Trata-se de uma pesquisadescritivo-interpretativista de cunho qualitativo, cujos dadosforam coletados no livro de coletâneas de memórias, o qualfaz parte do material destinado aos educadores inscritos na2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, no ano de2010, disponível no site:<http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf>. Os resultados obtidosmostram que as estratégias didático-discursivas, sugeridaspelos autores do Caderno do Professor para a abordagem doensino de leitura, colaboram para a formação de um leitorativo capaz de conectar ideias, concluir, deduzir, criarhipóteses a partir das informações explícitas e implícitas notexto escrito e apropriar-se das características linguístico-discursivas do gênero Memória Literária, a partir da análise deexemplares do gênero. Além disso, elas contribuem, dealguma forma, para o processo de letramento que se faz viatextos literários.

Palavras-chave


Memória Literária; Práticas letradas; Estratégias para o ensino de leitura.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.2.2.1.208-227

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.