Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema

Fábio Marques de SOUZA, Marcela dos Santos BÁRCIA

Resumo


O presente artigo relata uma pesquisa em desenvolvimento que visa proporcionar a aquisição da competência comunicativa global do aprendiz de Espanhol (Língua Estrangeira) por meio de unidades didáticas mediadas pelo cinema. Neste momento, temos como foco a elaboração de material didático para a exploração da sétima arte com foco na subcompetência gramatical. Para isso, analisamos fragmentos do filme Hable con ella (Dir. Pedro Almodóvar. Espanha, 2002) a fim de desenvolver atividades para abordar os tempos verbais. Dessa forma, iniciamos nosso texto com a apresentação do conceito de competência comunicativa no aprendizado de uma íngua estrangeira. Na sequência, citamos o cinema como uma ferramenta didática e desenvolvemos unidades didáticas para a aquisição da competência gramatical. O cinema mostra-se um ótimo aliado ao aprendizado de uma língua, já que é composto por mostras autênticas produzidas na língua alvo sem manipulações com fins didáticos.

Palavras-chave


Espanhol – Língua Estrangeira; Cinema; Competência gramatical.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321.2.2.1.112-122

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Entrepalavras © 2012. Todos os direitos reservados.
Av. da Universidade, 2683, Benfica, CEP 60020-180, Fortaleza-CE | Fone: (85) 3366.7629
Creative Commons License
Entrepalavras (ISSN: 2237-6321) está licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0.